Lisboa |
Simpósio do Clero, em Fátima
“Ou estamos com Cristo, ou não alcançamos nada”
<<
1/
>>
Imagem

Na Missa de encerramento do Simpósio do Clero, em Fátima, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, pediu sacerdotes de Portugal para estarem com Cristo.

“Deixado a si próprio, o mundo corre o risco de redundar em nada, ou até no contrário do que devia ser. A começar pelo mundo que cada um transporta em si próprio, neste grande campo de batalha que é o coração humano. Dois milénios nos demonstram que a opção é dramaticamente esta: ou estamos com Cristo, ou não alcançamos nada”, frisou o cardeal português, no último de quatro dias de simpósio (3 a 6 de setembro).

Na sua homilia, D. Manuel Clemente destacou a oportunidade deste encontro. “Vivemos nestes dias um excelente Simpósio do Clero, que tão bem nos fez em fraternidade e partilha sacerdotais. Precisamos de ocasiões como esta, para nos sustentarmos mutuamente no serviço que realizamos em cada Diocese e no conjunto da Igreja em Portugal”, destacou, sublinhando a reflexão em torno do sacerdócio e a formação sacerdotal. “Se esta formação não assentar no reconhecimento convicto de que só com Cristo o mundo, interior e exterior a cada um de nós, se pode transformar em Reino, nada faremos legitimamente como Igreja – a sua Igreja. Dito mais expressivamente, quando o mundo, no sentido fraco do termo, invade a Igreja, mundaniza-se a Igreja também”, alertou.

“Estes dias abençoados aproximaram-nos de Cristo, que garantiu estar ‘no meio de nós’, como esteve naquela altura com Pedro e os seus companheiros. Sentimo-Lo muito presente, perpassando a nossa mútua companhia. Relancemos então as redes, à sua ordem e na força do seu Espírito”, terminou o presidente da CEP.

fotos por Agência Ecclesia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES