Lisboa |
Instituto Diocesano da Formação Cristã apresenta cursos para o novo ano pastoral
Formação cristã para adultos
<<
1/
>>
Imagem

O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, apresentou os cursos e formações que coloca à disposição dos leigos, durante o ano pastoral 2018/19, e são inspiradas no tema ‘Viver a Liturgia como lugar de encontro’.

 

______________


Escola de Leigos

‘Bíblia e Teologia’, ao longo de seis semestres, é o nome do curso que a Escola de Leigos propõe para o novo ano pastoral e que vai ter como temas ‘Introdução ao estudo e leitura da Bíblia’, ‘Teologia I’, ‘Antigo Testamento’, ‘Teologia II’, ‘Teologia Moral’ e ‘Novo Testamento’. O curso tem inscrições abertas de 3 de setembro a 3 de outubro, sendo que de outubro a fevereiro de 2019 decorrem os semestres 1 (Vila Franca), 2 (Estoril), 3 (Santo Condestável) e 6 (Oeiras); e de fevereiro a junho vão ter lugar novamente os semestres 1 (Estoril), 2 (Vila Franca), 4 (Santo Condestável) e 5 (Oeiras).

Esta instância formativa do IDFC tem ainda disponíveis cinco Cursos Específicos, de um semestre: ‘Celebração da Fé’, ‘Vida em Cristo’, ‘Eucaristia’, ‘Os Salmos’ e ‘Igreja na História’. Finalmente, a Escola de Leigos, que foi criada em 1988, promove também diversos Módulos (‘Bíblia e Teologia’, ‘Oração e Liturgia’, ‘Maria, Mãe de Deus’, ‘Evangelização’, ‘Pensamento Social da Igreja’ e ‘Papa Francisco’), cada um com até cinco sessões, que se podem realizar a pedido das paróquias, em datas e locais a combinar.

 

______________


Centro de Formação a Distância

Tendo iniciado a atividade em 1992, com o intuito de atender à necessidade de formação permanente e integral dos leigos, usando a metodologia e os meios de ensino que utiliza foram adotados do Instituto Internacional de Teología a Distancia (Madrid), o Centro de Formação a Distância do IDFC destina-se “a todos aqueles que desejem aprofundar a sua fé e preparar-se para uma ação pastoral qualificada nas suas comunidades locais e uma presença testemunhal na sociedade em que vivem”. Neste sentido, esta instância formativa organiza o curso ‘Mensagem Cristã I, com apoio online, e as temáticas: ‘Revelação e Fé’, ‘Bíblia e Jesus Cristo’, ‘Igreja e Sacramentos’ e ‘Moral Cristã’.

O Centro de Formação a Distância tem ainda formações em Especialidades – que requerem a precedência da formação Mensagem Cristã –, sem apoio online, com as temáticas ‘Elementos Gerais de Liturgia’, ‘Iniciação à Lectio divina’ e ‘Ano Litúrgico’.

 

______________


Escola de Música Sacra

Também a Escola Diocesana de Música Sacra (EDMS) divulgou os Cursos Certificados e os Cursos Livres que tem disponíveis para o ano pastoral 2018/2019. Em termos de Cursos Certificados (ou seja, com avaliação académica), o Curso de Música Sacra oferece quatro variantes opcionais: Coro (coralistas), Direção (diretores/maestros), Canto (salmistas/cantores solistas) e Órgão (organistas). A formação para Coro vai decorrer aos sábados de manhã, das 9h00 às 13h15, o curso para Direção decorre também aos sábados, das 11h45 às 13h15, enquanto a formação Canto não tem ainda horas definidas. Finalmente, o curso na variante Órgão vai decorrer em horário a combinar pessoalmente. De referir que cada ano letivo tem a duração de nove meses, de outubro a junho, e um número mínimo de 30 aulas por disciplina.

A EDMS (https://edmslisboa.webnode.pt), promove ainda três Cursos Livres (ou seja, sem avaliação académica): as Jornadas Corais de Música Sacra, em datas a indicar, e que oferece aos participantes uma experiência envolvente de canto coral; o Curso de Música para Seniores, de canto coral sacro; e o Curso Livre de Órgão, para leigos dos 10 aos 40 anos.

 

______________


IDFC

O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL) é uma instituição religiosa católica ao serviço da formação para a missão apostólica nesta diocese, que se desenvolve na dimensão da Formação, da Cultura na perspetiva da leitura crente da realidade, e dos Estudos e Avaliação Pastoral. O IDFC-PL está comprometido na formação da fé católica de adultos e de quantos têm interesse no conhecimento da identidade e missão cristãs, através de cursos de qualidade relevante para o desenvolvimento integral dos membros do Povo de Deus nos seus ambientes de vida e na missão que sejam corresponsabilizados pelas comunidades cristãs onde estejam inseridos.

 

Informações e inscrições

Telefone: 213558026

Telemóvel: 916209919

Email: idfc@patriarcado-lisboa.pt

Site: http://idfc.patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES