Lisboa |
Deixam Portugal neste mês de outubro
Cardeal-Patriarca agradece aos Padres dos Sagrados Corações
<<
1/
>>
Imagem

Chegada a Portugal em 1931, a pedido do Cardeal Cerejeira, a Congregação dos Sagrados Corações (SSCC) vai deixar o nosso país no decorrer deste mês de outubro. O Cardeal-Patriarca de Lisboa agradeceu o contributo destes sacerdotes na evangelização.

“Terminaram o seu trabalho entre nós os Padres dos Sagrados Corações, que tanto fizeram na formação sacerdotal, nas missões populares e em diversas paróquias (sendo as últimas Catujal e Unhos). Só o facto de diminuírem em número os levou a encerrar a última comunidade. Rezamos para que o Senhor da Messe lhes dê mais vocações e os faça voltar um dia”, escreveu, numa mensagem, D. Manuel Clemente. “Nos anos trinta e quarenta do século passado foram diretos colaboradores do Cardeal Cerejeira, como formadores no Seminário dos Olivais. Pela grande qualidade que detinham contribuíram notavelmente para a formação dos sacerdotes daquele tempo, no Patriarcado e não só. Então e depois, destacaram-se nas missões internas, levantando a fé de muitas terras. Também nas várias paróquias que serviram deixaram marca evangélica de serviço dos pobres, com grande simplicidade e dedicação”, acrescentou o Cardeal-Patriarca, sublinhando que “muito obrigado lhes fica o Patriarcado de Lisboa, que os espera de volta, com o excelente carisma que os transporta”.

Também a CIRP - Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal agradeceu à congregação que agora deixa o nosso país. “Foi com tristeza que recebemos do Superior Local, o Padre Luís Manuel Alvarez Garcia, a notícia de que os Padres dos Sagrados Corações, depois de tantos anos em Portugal, deixarão Portugal nos primeiros dias de outubro. A Direção da CIRP agradece o prestimoso serviço prestado por esta Congregação à Igreja em Portugal. Não esquecemos a presença dos Padres dos Sagrados Corações na periferia da grande Lisboa, nos bairros mais pobres onde, vivendo no meio dos necessitados foram a voz do Evangelho de Jesus Cristo”, refere um comunicado.

Fundada nos finais do século XVIII, em França, pelo sacerdote da Diocese de Poitiers José Maria Coudrin e uma jovem da nobreza francesa, Henriqueta Aymer de la Chevarie, a congregação dos SSCC tem como carisma “contemplar, viver e anunciar o amor de Deus em Jesus e Maria”.

texto e foto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES