Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
“A vida é uma missão”
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarcado de Lisboa está mais rico e em festa. Alegramo-nos porque o Santo Padre, um ano depois da nomeação de D. José Traquina para Bispo de Santarém, nomeou D. Daniel Henriques, de 52 anos, como novo Bispo Auxiliar de Lisboa, reforçando, assim, a ‘equipa episcopal’ que apoia o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Trata-se de um pastor que, na sua missão, passou pela formação de seminário, foi pároco, literalmente um construtor de igrejas, com marca de construção deixada nas paróquias da Ramada e Algés-Miraflores, e com um amor manifesto e comprovado por uma Igreja missionária, pela experiência feita de missão ad gentes e no estimular e motivar para a mesma.

Haverá quem o saiba definir melhor – e neste número trazemos testemunhos disso mesmo –, no entanto, não poderia deixar de referir aqui, a título pessoal, a alegria por ter tido, no meu tempo de formação de seminário, a possibilidade de conviver e colaborar pastoralmente em Algés-Miraflores com o então padre Daniel Henriques, apreendendo desse sentido missionário, de amor e fidelidade à Igreja, às ovelhas confiadas, e de uma dedicação e paciência pastoral e entrega aos outros.

Na mensagem que escreveu a propósito da nomeação do novo Bispo Auxiliar, D. Manuel Clemente refere que “D. Daniel soma-se aos vários membros do Presbitério de Lisboa que na última década têm sido chamados ao Episcopado, em benefício de várias Dioceses”. Será, certamente, motivo de alegria para a nossa diocese este dom à Igreja, mas também, cada vez mais, responsabilidade de todos nós, padres, na procura de uma vida de santidade para servir com fidelidade, comunhão e lealdade a Igreja que confirmou a nossa vocação. Por outro lado, é, também, motivo de responsabilidade das famílias e comunidades paroquiais serem capazes de dar à Igreja vocações consagradas, missionárias e ao sacerdócio, porque estas não se fabricam por encomenda, mas nascem nas comunidades cristãs e nas famílias. Assinalando que este Domingo é dedicado às missões, não nos esqueçamos que, como refere o Papa Francisco na sua mensagem para este dia, “a vida é uma missão”.

 

Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES