Lisboa |
Família Missionária Verbum Dei organiza ‘3 Milhões de Nós’
Captar o desejo de Jesus
<<
1/
>>
Imagem

É um evento que quer debater o presente e o futuro dos jovens portugueses, trazendo Jesus para a cidade. ‘3 Milhões de Nós’ vai decorrer na Aula Magna, em Lisboa, no próximo dia 10 de novembro, e é organizado pela Família Missionária Verbum Dei. Henrique Leitão, Paulo Oom e Ricardo Araújo Pereira são alguns dos convidados.

 

“O ‘3 Milhões de Nós’ foi uma inspiração do Espírito e, como sempre, não sabemos onde nos vamos meter!”. A frase, dita entre sorrisos, é da irmã Núria Frau, missionária da Verbum Dei, que está a organizar um evento que quer trazer Jesus para a cidade. “O que pretendemos? Queremos ver se captamos o desejo de Jesus para hoje, em Lisboa, na área jovem”, responde. Ao Jornal VOZ DA VERDADE, esta religiosa espanhola destaca o “papel fundamental” que os jovens têm nesta fraternidade para justificar a iniciativa ‘3 Milhões de Nós’. “Queremos contribuir para a pastoral juvenil, junto de muitos outros como os jesuítas, Schoenstatt ou o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa. Sermos mais uma ‘migalha’, porque nós também temos um trabalho muito forte com os jovens”, refere, lembrando que a pastoral juvenil da Paróquia do Campo Grande está ‘confiada’ à Família Missionária Verbum Dei.

Os desafios constantes do Papa Francisco foram também motivação para organizar o ‘3 Milhões de Nós’. “Temos também o apelo do Papa, de sair das nossas portas do templo, de fazer palcos para crentes e não crentes. Para todos. Por vezes, ficamos tão fechados…”, lamenta a irmã Núria Frau, destacando igualmente o olhar que a fraternidade quer ter para com “os próprios jovens”. “Temos de dar-lhes protagonismo, poder refletir profundamente com os jovens, criar espaços em que eles possam dizer uma palavra sobre eles ou tenham elementos para refletir sobre eles. Está muito complicado e os jovens, coitados, encontram-se no mundo em que ou aprendem a lidar com ele ou há muitos que ficam na margem. Pretendemos abrir janelas, pretendemos criar cultura positiva, pretendemos que Jesus possa estar presente, pretendemos união com todos, aglutinar, criar sinergias, aportar criatividade, frescura, vivência de Igreja”, resume a missionária.

 

Um ‘flash’ com dois anos

O ‘3 Milhões de Nós’ é um congresso que começou a ser preparado há dois anos. “Tudo começou num encontro de balanço de uma festa que fizemos para celebrar 193 anos: os 70 anos da Ventura, uma missionária da fraternidade, os meus 70 anos e os 53 anos da fraternidade. Foi em 2016 e, durante o jantar, com quem tinha organizado a festa, houve uma pessoa que disse que o grupo não podia acabar porque tudo tinha funcionado muito bem, que tinha sido bom para a comunidade e para todos. Nesse momento, alguém disse que o que deveríamos fazer era um evento para a juventude.  Aquilo foi um ‘flash’, uma luz, para todos nós”, recorda a irmã Núria. Foi há dois anos, este nascer do ‘3 Milhões de Nós’, “mas depois chega um dia em que temos de dizer ‘vamos a isto!’”.

A inspiração para este encontro dedicado aos jovens nasceu no seio da Verbum Dei, mas a concretização tem sido feita com diversos parceiros. “Falámos com o padre Hugo Gonçalves, pároco do Campo Grande, fomos à Universidade Católica falar com o Juan Ambrósio, que é muito próximo da fraternidade, e fomos ao encontro da Junta de Freguesia de Alvalade e temos tido uma abertura e convivência muito boas de todos”, revela. “Se fosse por nós, missionárias, coitadas de nós…”, graceja. “Temos pessoas muito competentes nas áreas de comunicação, todos voluntários, e conseguimos também oradores muito interessantes para falar aos jovens”, salienta a religiosa, convidando “todos os jovens a marcar presença na Aula Magna”.

 

Carisma e vocações

A Família Missionária Verbum Dei tem como carisma “formar apóstolos de Jesus pela oração, pelo testemunho de vida, pelo anúncio da Palavra, criando comunidades de vida evangélica e evangelizadora”, segundo explica a irmã Núria Frau. “As primeiras a serem tocadas e transformadas somos nós, as missionárias. A fraternidade tem missionários, padres, missionárias e casais consagrados, ou seja, casais missionários. Com isto, o que se vai criando é uma família, onde vão surgindo vocações”, acrescenta.

Precisamente sobre vocações, esta religiosa espanhola tem uma opinião muito própria. “Eu, Núria, penso que há muitas mais vocações atualmente do que havia há 30 ou há 40 anos. Hoje em dia, temos uma quantidade de pessoas comprometidas em tantas áreas, que não me digam que não há mais vocações. Há muitos a responder ao convite que o Senhor nos faz de viver e assumir funções, ministérios dentro da Igreja. Porque há 40 ou 50 anos, havia o padre e tudo o resto eram acólitos… mas claro que são necessárias as vocações de vida consagrada, porque são como fermento na massa. Se há alguém na base, as pessoas aparecem; caso contrário, aparecem as moscas”, aponta.

 

Três casas, uma missão

A Verbum Dei foi fundada em 17 de janeiro de 1963, pelo padre espanhol Jaime Bonet Bonet (1926-2017). Natural de Maiorca, a irmã Núria entrou nesta fraternidade três anos mais tarde, em 1966. “Conheci bem o padre Jaime e discuti também muito com ele”, salienta, em tom divertido, esta religiosa, salientando ser “um privilégio” ter estado nos inícios de uma comunidade.

A chegada da Família Missionária Verbum Dei a Portugal acontece em maio de 1977. Pouco mais de dez anos depois, a 22 agosto de 1988, a irmã Núria vem para Lisboa, não mais de cá saindo. Atualmente, o grupo de missionárias no Patriarcado é constituído por cinco religiosas: Guadalupe Sánchez, conhecida por Lupe, e que é mexicana, Paula Jordão e Ana Coimbra, portuguesas, e Ventura Adrover e Núria Frau, ambas espanholas. A irmã Ventura foi quem iniciou a comunidade em Lisboa, juntamente com outras missionárias. Esta comunidade no Patriarcado realiza as suas atividades em três espaços diferentes: na Casa das Missionárias, situada perto da Paróquia do Campo Grande e “que foi uma doação de Ana Maria Cunhal”; na Casa da Espiritualidade, em Vale de Lobos, Sintra – “uma casa de retiros para 50 pessoas adultas, porque quando são jovens enquanto há chão, há lugar!” –; e na Casa da Palavra, em Alvalade, no Largo João Vaz, “aberta a toda a Diocese de Lisboa”. “Organizamos formação bíblica, revisões de vida semanais para mais de 250 pessoas, celebramos Missas da comunidade, temos também retiros de silêncio e retiros on-line, onde participam mais de 150 pessoas por ano; mas os grupos de oração com a Palavra são a coluna vertebral”, refere a irmã Núria, destacando igualmente a importância do acompanhamento espiritual. “Ainda hoje eram 7h45 quando aqui cheguei para receber uma jovem para fazer acompanhamento espiritual”, conta. “Não são apenas as missionárias que acompanham espiritualmente. Há muitos leigos, muitos casais, que à medida que vão tendo formação, passam também a ser acompanhantes espirituais”, frisa.

Os jovens não são esquecidos na missão da Família Missionária Verbum Dei, que colabora desde há várias décadas na pastoral juvenil da Paróquia do Campo Grande. “Todos os grupos de jovens não fazem outra coisa que não seja tentar que outros jovens possam vir a ter uma experiência com Jesus, de maneira a que tenham uma relação com Ele, de amigo”, aponta a religiosa.

No final, a irmã Núria Frau deixa uma certeza: “Não somos só nós, missionárias, que levamos isto para frente. Tudo é feito com toda a família Verbum Dei”.

 

______________


3 Milhões de Nós

O ‘3 Milhões de Nós’ é um evento que vai debater o presente e o futuro dos jovens portugueses. “Saindo do típico formato de congresso, pretende-se dinâmico, envolvente e interativo, onde todos são participantes, começando pelos próprios jovens e abrangendo também os seus pais, professores, educadores e todos aqueles que se sintam interpelados por este tema e que, em conjunto, se empenham na construção de uma sociedade/mundo mais fraterno”, refere a organização, em comunicado.

Esta iniciativa vai decorrer no dia 10 de novembro, entre as 9h00 e as 18h00, na Aula Magna de Lisboa. As várias palestras, debates e conversas que vão acontecer neste dia “baseiam-se nos três pilares estruturantes do ser humano: ‘Família e Relações’; ‘Projeto de Vida’; e ‘Espiritualidade e Fé’”, anuncia a nota. Entre os oradores convidados, destaque para as participações de Henrique Leitão, historiador de ciência e Prémio Pessoa 2014, Paulo Oom, pediatra, os músicos Francisco Maria Pereira (Kasha) e Miguel Coimbra, dos D.A.M.A., e os humoristas Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela, entre outros. Na abertura vai estar o padre Hugo Gonçalves, pároco da Igreja do Campo Grande, onde decorrem semanalmente os encontros dos grupos de Jovens Fraternos da Verbum Dei, para falar dos desafios dos jovens na perspetiva da Igreja, a que se segue um momento de contextualização dos jovens de hoje, conduzido pelo orador convidado Nuno Saraiva Rego, marketing manager na L’Oreal.

 

Sinopse

Há cerca de 3 milhões de portugueses com menos de 25 anos. São eles os futuros adultos do nosso país. É por isso essencial conhecê-los, mas também interpelá-los, envolvê-los nos temas que fazem parte da atualidade, compreender o que pensam, o que sentem, o que os motiva, quais os seus sonhos e como veem o futuro. Para dar resposta a este desafio, nasce a iniciativa ‘3 Milhões de Nós’, focada inteiramente na juventude atual. Queremos criar na nossa cidade um dia em torno do tema ‘ser jovem hoje’ com o objetivo de escutar, conhecer e interpelar o setor juvenil.

 

Objetivos

- Oferecer uma ‘janela aberta’ para conhecer os Jovens (3 Milhões de nós) e ajudá-los a redescobrirem-se a si próprios;

- Interpelá-los na sua realidade: de onde vêm, onde estão, onde vão, com que sonham e o que estão a construir;

- Espalhar sementes de esperança no coração da Cidade, oferecendo uma inspiração de Jesus aberta a todos que alimenta valores, imaginação e criatividade;

- Angariação de fundos para continuar a desenvolver os projetos da Comunidade Verbum Dei Lisboa, nomeadamente toda a ação social e espiritual junto de mais de 300 jovens que são acompanhados semanalmente na Paróquia do Campo Grande.

 

Bilhetes (5¤ e inclui almoço)

www.blueticket.pt/Event/3872/3-MILHÕES-DE-NÓS

 

Informações

http://lisboa.verbumdei.org/destaques/3-milhoes-de-nos

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES