Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
Porque há-de um jovem ser cristão?
<<
1/
>>
Imagem

Nestes últimos tempos tenho dado comigo a colocar-me esta questão: porque há-de um jovem do nosso tempo ser cristão? Porque há-de ir à Missa todos os domingos? Porque há-de participar nalgum grupo? Porque há-de rezar todos os dias? Porque há-de falar de Jesus Cristo? E confessar-se com frequência?

Todo o ambiente à sua volta é contrário a tudo isto. E, convenhamos, por muito animado que seja o diálogo na igreja, lá por fora é muito mais, e mais interessante. Por muito vivas que sejam as celebrações, as discotecas são-no muito mais. E o futebol. E os outros desportos. E os tempos passados com os amigos…

Será que os muitos jovens que (apesar de tudo) encontro nas nossas igrejas lá estão porque há alguém que os ouve? Será que têm algum complexo de inferioridade em relação aos outros, e ali encontram um qualquer refúgio? Será que não se conseguiram libertar dos pais, que os obrigam? Sinceramente, a grande maioria dos jovens que encontro nas nossas comunidades são gente normal, livre e alegre.

Se quisermos, creio que a questão pode ser colocada de outro modo: que tem a Igreja para oferecer aos jovens que eles não encontram noutro lugar?

O quarto evangelho descreve o momento em que dois discípulos de João Baptista foram ter com Jesus. Sabemos, pelo texto, que um era André. Segundo a tradição, o outro seria o próprio jovem João (evangelista). É assim o texto: “No dia seguinte, João (Baptista) encontrava-se de novo ali com dois dos seus discípulos. Então, pondo o olhar em Jesus, que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus!» Ouvindo-o falar desta maneira, os dois discípulos seguiram Jesus. Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «Que pretendeis?» Eles disseram-lhe: «Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?» Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia” (Jo 1,35-39).

Hoje como naquele dia, um jovem só é cristão quando alguém lhe mostra Jesus e ele se dispõe a segui-lo e a permanecer em Sua casa. O que os cristãos têm para dar aos jovens (e a todos os outros) – e o que faz um jovem ser e permanecer cristão – é Jesus. Tudo o resto, ou é uma consequência deste encontro, ou é entusiasmo que depressa passa.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES