Lisboa |
10º aniversário da canonização de São Nuno de Santa Maria
“Pode-se ser santo nas condições normais da vida”
<<
1/
>>
Imagem

São Nuno de Santa Maria demonstra que “a santidade não é incompatível com a vida pessoal, familiar, profissional, política ou militar”, referiu D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, na celebração dos 10 anos da canonização do Santo Condestável.

“O Papa Bento XVI, na homilia da canonização, referiu que “embora São Nuno fosse um ótimo militar a um grande chefe, nunca deixou os dotes pessoais sobreporem-se à ação de Deus na sua vida”. São Nuno diz-nos que é possível viver a fé e seguir Jesus Cristo em todas as realidades humanas, familiares, sociais, políticas, militares e religiosas”, salientou D. Joaquim Mendes, na celebração no passado dia 6 de novembro, na Igreja de Santo Condestável, em Lisboa. “Ele demonstra que se pode ser santo nas condições normais da vida, que a santidade não é incompatível com a vida pessoal, familiar, profissional, política ou militar, quando cada instante é expressão do amor doado sob o olhar do Senhor e se transforma em degrau no caminho da santificação”, acrescentou o prelado. Para o Bispo Auxiliar de Lisboa, a celebração do 10º aniversário da canonização de São Nuno de Santa Maria “é uma oportunidade para o redescobrirmos e colhermos a mensagem da sua vida e da sua santidade”.

Por ocasião desta efeméride, foi publicado o livro ‘Dom Nuno Álvares Pereira. Homem, o Herói e o Santo’, da autoria de José de Carvalho. Esta biografia ilustrada conta com apresentação de D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, e um texto prefacial de D. Duarte Pio de Bragança, e é publicada pela editora Scribe.

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES