Lisboa |
Lisboa recebeu Congresso da UNIAPAC
“Para um cristão, o negócio é também vocação”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca considerou “fundamental para um cristão” olhar os negócios “como uma nobre vocação”. D. Manuel Clemente falava no Congresso da UNIAPAC (União Internacional Cristã dos Dirigentes de Empresas), que decorreu em Lisboa.

“‘Olhar os negócios como uma nobre vocação’ é fundamental para um cristão. É importante que o tenham escolhido para tema deste Congresso”, começou por frisar o Cardeal-Patriarca, sublinhando depois as palavras “atividade, valores e lucro”. “Para um crente, que sabe não estar no princípio nem no fim das coisas e dá essa primazia unicamente a Deus – antes de tudo, em tudo e em todos – a atividade humana é suscitada pela própria operação divina, em continuada criação. Para um cristão, que entrevê na ação e nas palavras de Jesus Cristo a própria ação divina (cf. Jo 14, 9), o negócio é também ‘vocação’. Porque vocação significa ‘chamamento’ e Jesus chama-nos a colaborar com Ele”, apontou D. Manuel Clemente, na Universidade Católica, num congresso que reuniu, de 22 a 24 de novembro, cerca de 450 empresários, cristãos e não cristãos.

Numa mensagem, o Papa saudou a reflexão, “mais importante que nunca”, no contexto de “um mundo onde a globalização da atividade económica e do comércio tem vindo a afetar profundamente o meio financeiro, na sua visão, nos seus objetivos e métodos”. Já o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma vídeo-mensagem onde lembrou que “promover a dignidade da pessoa no meio empresarial implica uma atenção constante ao mérito, à promoção da equidade e da justiça, mas também da competência, do sentido do serviço dos outros”.

fotos por Arlindo Homem/ACEGE
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES