Vocações |
Campos vocacionais nas férias do Natal
Escutar, discernir e viver o chamamento
<<
1/
>>
Imagem

O Serviço de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa e o Pré-Seminário de Lisboa promovem, neste tempo da pausa letiva do Natal, diferentes momentos de encontro, partilha e oração: os ‘Luzeiros’ e os ‘Estágios’ e ‘Campanários’.

Aproximam-se as férias escolares do Natal e, para muitos adolescentes e jovens, são dias de paragem na rotina diária. São dias de descanso, de convívio, de procurar programas diferentes. Por isso, são dias que acabam por marcar o ano pela diferença que trazem. Pela disponibilidade de tempo que permitem, estes dias também podem ser vividos de maneira diferente, em diversas experiências de missão e de serviço aos mais sós, frágeis e abandonados. Podem ainda ser dias dedicados à procura de respostas para as questões que inquietam o coração de tantos jovens: “o que é que Deus quer de mim?” ou “Como é que eu posso viver o Evangelho na minha vida, no concreto da minha existência?” ou ainda “Será que o Senhor me chama a um caminho de especial dedicação aos irmãos?”. São perguntas que só encontram resposta no diálogo com o Senhor. E para que este diálogo aconteça é preciso parar, reservar algum tempo para que o Senhor fale e se revele na simplicidade do que somos e na verdade da nossa vida.

Para promover este encontro com o Senhor, o Pré-Seminário de Lisboa e o Serviço de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa, promovem neste tempo da pausa letiva do Natal, diferentes momentos de encontro, partilha e oração:

- Os “Luzeiros”, campos vocacionais para raparigas do 7º ao 12º ano;

- Os “Estágios” e “Campanários” para rapazes do 7º ao 11º ano.

São verdadeiramente momentos para “escutar”, “discernir” e “viver” o chamamento do Senhor, palavras a que o Papa Francisco deu especial destaque na última mensagem que escreveu para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações (22 de abril de 2018).

O Senhor conta com todos para fazer chegar o desafio vocacional a todos os adolescentes e jovens.

Para mais informações e inscrições, consulte www.vocacoesxpto.net.

 

Luzeiros

19 a 22 de dezembro

Os Luzeiros são Campos Vocacionais para Raparigas do 7º ao 9º anos e do 10º ao 12º anos, cujo objetivo é apoiar as paróquias da nossa Diocese, nesta tarefa da Igreja de introduzir as suas filhas no dinamismo vocacional da fé cristã. Os Luzeiros são tempos de catequese e convívio, oração e partilha, trabalho e jogo, meditação e distração para aprender a escutar Deus, a conhecer o projeto de vida que Ele sonha para cada uma e a construir a vida como resposta alegre e fiel ao Pai.

Animados por uma equipa que inclui consagradas de vários Institutos Religiosos e Seculares, os Luzeiros têm também proporcionado às raparigas do nosso Patriarcado um especial encontro com a Vida Consagrada que nem sempre é possível nas paróquias.

Uma coisa é certa, o Senhor continua a chamar raparigas para que O sigam e O amem como seu único Esposo! Os Luzeiros são espaços onde se aprende a escutar o Senhor e a responder-lhe com generosidade, por isso, contamos com toda a comunidade para que o convite para participar nos Luzeiros chegue àquelas raparigas que procuram, de acordo com a sua idade, escutar o Senhor.

Se é o teu caso, não hesites e inscreve-te!

Mais informações e inscrições em www.vocacoesxpto.net

 

Campos Vocacionais do Pré-Seminário

15 a 17 de dezembro (Estágio de Natal para os rapazes do 7º e 8º anos)

19 a 22 de dezembro (Campanário de Natal para os rapazes do 9º ao 11º anos)

Se é verdade que podemos apelidar o Seminário como “sementeira”, o Pré-Seminário será o lugar para descobrir a semente.  Apresentando-se como uma oportunidade para rapazes com inquietações vocacionais poderem aprofundar a sua descoberta da vontade de Deus.

Nos períodos das férias letivas do Natal, da Páscoa e do Verão, realizam-se os campos vocacionais do Pré-Seminário: os “Estágios” para os rapazes do 7º e 8º ano de escolaridade e os “Campanários” para os rapazes do 9º ao 11º ano de escolaridade. São dias intensos de vida em conjunto, marcados por vários momentos de oração, convívio, partilha, jogo, reflexão e vida em comunidade. Centrados no Evangelho, estes rapazes vão escutando a voz de Deus que se manifesta na simplicidade da vida, nas palavras da equipa formadora e dos outros rapazes que com eles procuram seguir o Senhor. São momentos diferentes da rotina do dia-a-dia, onde o Senhor se manifesta também na beleza e na verdade dos sacramentos da eucaristia e da reconciliação.

São momentos de verdadeiro encontro com o Senhor e de resposta ao seu desafio: “Vem e segue-Me!”

Mais informações e inscrições em www.seminarios.patriarcado-lisboa.pt.

 

________________


Mosteiro Invisível Vocacional

 

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe.” (Mt. 9, 37-38)

 

Cada pessoa é chamada por Deus para um caminho e uma missão. Todos nós podemos contribuir para que todos possam ouvir essa voz de Deus. E a oração é um instrumento e um meio precioso para escutar aquilo que o Senhor tem para nos dizer. Também os seminários e outras casas de formação precisam da nossa oração! Todos somos chamados a rezar, a pedir ao Senhor que continue a despertar no coração dos homens e das mulheres do nosso tempo, este desejo de manifestar nas suas palavras e gestos o Amor que brota do coração do pai. Um Amor que cativa tanto, que leva tantos e tantas a abandonar tudo para O seguir.

O “Mosteiro Invisível Vocacional” é uma iniciativa do Serviço de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa com o objetivo de criar uma verdadeira comunhão de oração. Em www.vocacoesxpto.net estão disponíveis os desdobráveis de inscrição, que se destinam a todos e a todas: os anciãos, os consagrados, as comunidades cristãs no geral, as crianças, as famílias, os jovens e os que sofrem. Aceite este desafio e junte-se a nós neste Mosteiro, para que todos possamos escutar e acolher a missão que o Senhor tem para cada pessoa.

Sobre o Mosteiro Invisível Vocacional – desdobráveis disponíveis em www.vocacoesxpto.net/mosteiro-invisivel-vocacional

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES