Lisboa |
Patriarcado de Lisboa promove ‘A Missa Explicada’, um curso online aberto a todos
“Viver de modo mais consciente, pleno, digno e solene a Eucaristia”
<<
1/
>>
Imagem

‘Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen’. É desta forma que começa cada Eucaristia, um momento celebrativo carregado de gestos, atitudes e orações, nem sempre compreendidos, que o Patriarcado de Lisboa quer ajudar a explicar no curso online ‘A Missa Explicada’. Uma formação online gratuita e aberta, iniciada esta semana, que nos primeiros dois dias está a contar com a participação de cerca de 900 pessoas.


Teve início no passado dia 3 de dezembro, mas qualquer um pode iniciar hoje mesmo o curso online ‘A Missa Explicada’, uma formação do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, que quer ajudar a uma melhor compreensão da Missa. “Esta é uma formação aberta, que cada pessoa pode fazer quando quiser, ao seu ritmo, mas é um curso muito específico, muito pequeno – não temos pretensões de falar sobre tudo o que há na Missa, mas ajudar os fiéis, sobretudo os do Patriarcado de Lisboa, a perceber e a viver de modo mais consciente, pleno, digno, solene, e da melhor maneira possível, a celebração da Eucaristia”, explica ao Jornal VOZ DA VERDADE Paulo Paiva, coordenador dos cursos online do Centro de Formação a Distância do IDFC. Este responsável sublinha mesmo que, “até final de janeiro”, é possível aceder ao site www.idfc.patriarcado-lisboa.pt/moodle e iniciar esta formação. “No final de dezembro, ou início de janeiro, por exemplo, se alguém quiser iniciar o curso online ‘A Missa Explicada’ poderá fazê-lo. Vamos deixar o curso aberto até mesmo à última semana de janeiro, porque é uma formação que não tem avaliação, não tem tutoria, pelo que não há a preocupação pedagógica de criarmos mecanismos de controlo e aferição dos conhecimentos. Por isso, deixamos o curso aberto e as pessoas podem-se inscrever. A maneira como as pessoas vão usufruir do curso é aberta, mas, pela nossa experiência, o método semanal é o que funciona melhor e é o mais exequível”, aconselha Paulo.

 

Passos semanais

‘A Missa Explicada’ teve início por estes dias e termina no final do próximo mês de janeiro. Semana a semana, com exceção do tempo de Natal e Ano Novo, é aberto um dos seis passos (ver caixa) que compõem a formação. “A cada semana, abrimos um passo novo, para criar um ritmo e um acompanhamento. ‘A Missa Explicada’ é um curso onde são explicados diversos momentos, gestos, atitudes e orações que passam despercebidas nas celebrações e que as pessoas não conhecem. São dadas a conhecer coisas que, a quem está do lado de cá e não tem formação nestas áreas, nem sempre se apercebe. A ideia deste curso é as pessoas perceberem a riqueza que é a celebração da Missa, o alcance que ela tem nas várias orações, porque é, de facto, uma celebração muito completa”, salienta este leigo.

Esta é uma formação que tem como pano de fundo o tema do ano pastoral no Patriarcado de Lisboa, ‘Viver a liturgia como lugar de encontro’. “Tendo em conta que nós, no Centro de Formação a Distância, não tínhamos nada específico, com apoio online, sobre liturgia, surgiu a ideia deste curso aberto, seguindo a inspiração do que vão sendo os nossos cursos online”, explica Paulo Paiva, destacando a colaboração do Departamento de Liturgia da diocese. “Ao pensarmos nos conteúdos, seguimos a lógica da celebração. Neste aspeto, foi importante o apoio do Departamento de Liturgia do Patriarcado, que nos ajudou a preparar o esboço inicial, o esqueleto, desta formação, e a supervisionar os conteúdos. Porque a própria celebração, e a sua estrutura, é o esqueleto principal do curso”, frisa.

 

Esquema

Para cada um dos passos do curso ‘A Missa Explicada’, o IDFC disponibiliza um vídeo, de 15 a 20 minutos. “Começamos cada passo com um vídeo que introduz o conteúdo do passo que vamos dar. Segue-se um convidado especial, que é a palavra do Papa Francisco, que em 2017 fez várias catequeses sobre a Eucaristia. É um pequeno apontamento do Papa, também em vídeo, sobre um aspeto específico ligado ao passo que estamos a percorrer. Temos depois o ministério litúrgico, em que, ao longo dos cinco primeiros passos, explicaremos o ministério do celebrante, portanto, do presidente da celebração, mas também o do acólito, do leitor, do ministro extraordinário da comunhão e do sacristão, ou assistente litúrgico. São pequenos apontamentos sobre cada um destes serviços que existem na Igreja, porque é importante ter a perceção da sua existência e da sua função”, expõe o coordenador desta formação.

Depois destes momentos, “há uma série de questões de autoavaliação”, em que “as pessoas saberão, logo na hora, a resposta e perceberão se adquiriram os conteúdos”. “A ideia é aferir conhecimentos daquilo que foi dito até àquele momento, seja no vídeo dos conteúdos, seja na palavra do Papa, seja nos ministérios litúrgicos”, justifica Paulo.

Após as questões, o curso ‘A Missa Explicada’ propõe “duas partes mais práticas”. “São dois momentos que pretendem retirar-nos para fora do visionamento da plataforma online: a oração semanal e o desafio da semana, na vida real”. Começando pela oração semanal. “É uma pequena oração que propomos, relacionada com o passo que estamos a dar, para juntarmos às nossas orações, no sentido de termos este estudo também presente na nossa oração diária”, refere o coordenador da formação, salientando que o desafio da semana propõe “uma série de questões de reflexão, de meditação e de observação, no nosso dia-a-dia, de aspetos relacionados com o tema” que estão a dar.

 

Formação gratuita

No final de cada passo, pode ser feito o download (descarregamento da internet) de um ficheiro “com tudo o que está escrito acerca dos temas”. Para quem quiser aprofundar mais, são também apresentados diversos link’s (endereços) para conteúdos online, “seja da Instrução Geral do Missal Romano, seja de um número de algum documento da Igreja”, além de “propostas de bibliografia, com vários livros, sobre os temas”. Há ainda a possibilidade de “aceder a um fórum, para partilha e esclarecimento de dúvidas”, que vai “estar aberto durante o tempo de duração do curso”.

Esta formação do Patriarcado de Lisboa está pensada para ser feita individualmente. Isso não impede, contudo, que haja grupos que a façam, em reuniões semanais. “Um animador pode pegar nos conteúdos do curso e fazer o percurso. Uma paróquia, por exemplo, com um vídeo projetor, pode mostrar o vídeo e imprimir os materiais”, aponta Paulo Paiva.

O curso ‘A Missa Explicada’ vai ajudar a compreender a celebração litúrgica, passo a passo, desde a sua preparação até ao envio. Para começar, já hoje, esta formação, basta aceder, gratuitamente, ao site www.idfc.patriarcado-lisboa.pt/moodle.

 

_______________


Itinerário formativo do curso ‘A Missa Explicada’

 

O curso do Instituto Diocesano da Formação Cristã, organizado pelo Centro de Formação a Distância, em colaboração com o Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa, pretende contribuir para um melhor conhecimento da Missa. A cada semana, e até final de janeiro – com exceção da semana do Natal e Ano Novo –, um novo passo é disponibilizado aos formandos.

 

Primeiro Passo - Ir à Missa

Cónego Luís Manuel Pereira da Silva, diretor do Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa

Neste primeiro passo, é abordada a própria Missa, a sua importância e dignidade. É também aprofundado o lugar da celebração na vida de fé dos crentes.

 

Segundo Passo - Preparação e Ritos Iniciais

Padre Pedro Lourenço, diretor-adjunto do Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa

Neste segundo passo, é abordada a fase introdutória da celebração da Missa. Mas, antes da celebração, deve ser bem preparado tudo o que é necessário de modo a que a celebração decorra com toda a dignidade e sem que os seus responsáveis estejam em stress e em constante movimentação desordenada e desorientada. Serão vistos, portanto, esses dois aspetos: a Preparação e, depois, o início da celebração com os Ritos Iniciais.

 

Terceiro Passo - Liturgia da Palavra

Padre Nélio Pita, CM, comentador da Agência Ecclesia

Com o terceiro passo, entra-se no primeiro grande momento da Missa: a Liturgia da Palavra. Nesta fase do curso são aprofundados todos os elementos que compõem este momento celebrativo.

 

Quarto Passo - Liturgia Eucarística (Parte 1)

Padre Luís Leal, diretor do Serviço Nacional de Acólitos

O início da Liturgia Eucarística caracteriza-se pela preparação do Altar para a oferenda dos dons. Muitos são os fiéis que não se apercebem da densidade daquilo que acontece no Altar e na celebração deste momento. Neste quarto passo, não só é abordado o essencial deste momento, como também são destacados os objetos litúrgicos que desempenham um papel instrumental importante para o desenrolar da celebração.

 

Quinto Passo - Liturgia Eucarística (Parte 2)

Cónego Luís Manuel Pereira da Silva, diretor do Departamento de Liturgia

Neste passo, o curso entra no momento alto da celebração: a Oração Eucarística. Ponto por ponto, vão ser observados a intensidade e o essencial de cada momento. Todos os formandos são convidados a acompanhar e saborear cada momento com o devido tempo e cuidado.

 

Sexto Passo - Ritos da Comunhão e Ritos Finais

Isabel Alçada Cardoso, professora catedrática

Neste sexto passo do curso, é abordada a conclusão da Liturgia Eucarística que converge para a comunhão da comunidade local, universal e celeste. Depois, abordam-se também os Ritos Finais, com os quais se conclui a celebração.

 

_______________


Informações

Para além do Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa, o curso conta também com o apoio do Departamento de Comunicação do Patriarcado, do Jornal VOZ DA VERDADE e da Fundação Amélia de Mello. Ao nível dos conteúdos, destaca-se o suporte da Paulus Editora e da RTP (Arquivo).

Site do curso: www.idfc.patriarcado-lisboa.pt/moodle

Email: CFD.Moodle@patriarcado-lisboa.pt

Telefone: 918298087


texto por Diogo Paiva Brandão
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Nuno Amador
Quando as mulheres foram ao sepulcro de madrugada, o primeiro sinal que encontraram foi o túmulo vazio.
ver [+]

Isilda Pegado
Quer ela, quer ele, são pais muito bonitos, com grande responsabilidade na vida profissional e cujo casamento nos comove, em cada minuto.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES