Missão |
Iniciativa “Voluntários para a Ajuda”
Promover a solidariedade a nível global
<<
1/
>>
Imagem

A iniciativa da União Europeia “Voluntários para a Ajuda” coloca em diálogo organizações humanitárias de diferentes países, que, em conjunto, trabalham para oferecer oportunidades de trabalho voluntário, baseado em necessidades reais. Esta iniciativa da União Europeia é dirigida a cidadãos europeus com mais de 18 anos e sem limite de idade e procura promover a solidariedade a nível global.

 

O que é esta Iniciativa e o que oferece?

A Iniciativa “Voluntários para a Ajuda” junta voluntários de diferentes países europeus no apoio ao trabalho de ajuda humanitária a nível mundial, é um dos projetos em que a FEC está envolvida. É de conhecimento de todos que o mundo enfrenta, constantemente, crises humanitárias e catástrofes naturais, que, cada vez mais, aumentam em complexidade e frequência. As comunidades mais afetadas são, também, as comunidades mais vulneráveis, que precisam de apoio para se preparem, de forma a melhor reagir quando ocorre uma catástrofe. Esta iniciativa oferece: um programa de formação para os voluntários que garante que os mesmos estejam completamente preparados antes da sua partida para o país de missão (esta formação consiste numa mistura de formação online e formação presencial e é obrigatória para todos os voluntários); oportunidades para que os cidadãos europeus se tornem voluntários em projetos humanitários em todo o mundo, mostrando solidariedade com as pessoas que precisam de ajuda; apoio profissional de voluntários treinados e bem preparados a comunidades afetadas por desastres; capacitação de pessoal local e voluntários de organizações de ajuda nos países afetados por desastres; assistência técnica a organizações sediadas na Europa para reforçar as suas capacidades de participação na iniciativa.

 

Quem pode participar e porque é importante?

Os participantes desta iniciativa devem ter mais de 18 anos de idade e ser cidadãos de um Estado-Membro ou residentes de longa duração na UE. Durante a missão está incluído apoio para alojamento, viagens, seguro, aprendizagem contínua, desenvolvimento, um subsídio mensal durante a missão e um subsídio de regresso para ajudar com as despesas de voltar para casa. Como todos sabemos, em cada ano milhões de pessoas são afetadas pelos desastres naturais e pelos desastres provocados pelo homem. No rescaldo de um desastre, uma população afetada precisa de água limpa, abrigo, assistência alimentar e proteção. As organizações humanitárias e os voluntários são os primeiros a responder a essas necessidades básicas. Estes desastres humanitários aumentaram drasticamente a pressão sobre as organizações humanitárias e são necessárias mais pessoas qualificadas. No entanto, nem sempre é fácil entrar no campo humanitário. Esta iniciativa concede aos cidadãos europeus uma oportunidade de mostrar a sua solidariedade colaborando em projetos humanitários em todo o mundo. Em muitos casos, esta é a primeira oportunidade que os participantes têm de fazer parte da comunidade humanitária. A iniciativa oferece ainda a possibilidade para que as organizações possam cobrir necessidades específicas de pessoal. A comunidade humanitária beneficia de pessoas mais qualificadas e treinadas por esta iniciativa.

 

Em que é que esta iniciativa está a ajudar?

Esta iniciativa apoia organizações de ajuda humanitária, sendo os projetos da iniciativa geridos por parcerias de organizações não sediadas na União Europeia que reforçam a capacidade das mesmas para que se preparem, respondam a crises humanitárias e melhorem sua gestão de voluntários. Fornece, ainda, financiamento para assistência técnica às organizações de forma a reforçar a sua capacidade técnica e ajudar a cumprir os padrões e procedimentos necessários para enviar voluntários desta iniciativa. “Os Voluntários desta iniciativa complementam as ações de ajuda humanitária e ajudam a fortalecer a resiliência das comunidades vulneráveis nos países afetados por desastres, contribuindo para as atividades de gerenciamento de risco de desastres acordadas sob o quadro da Redução do Risco de Desastres. As organizações humanitárias precisam de pessoas melhor treinadas para realizar ações práticas que ajudem comunidades afetadas pelo desastre. O Voluntariado da iniciativa EU AID VOLUNTEERS permite aos cidadãos europeus contribuir para a assistência humanitária nos países onde a ajuda é necessária.”

 

Como é que reforça o trabalho da FEC?

Com a participação nesta iniciativa a FEC terá procedimentos reforçados na gestão de voluntários em todas as organizações e a sua efetiva implementação e também a difusão de boas práticas entre organizações parceiras. Os padrões de gestão de voluntários e de procedimentos serão atualizados de acordo com as normas comunitárias para as organizações candidatas a certificação e estará em conformidade com as normas e procedimentos monitorizadas e avaliadas pelos formadores. O nosso trabalho sairá também reforçado com a capacidade para obter certificação e será possível criar uma base forte e sólida de organizações de envio e acolhimento de voluntários, para enviar e receber voluntários do Corpo Europeu de Voluntários para a Ajuda Humanitária. Será ainda possível construir uma parceria forte e relações a longo-prazo tendo em vista projetos conjuntos no contexto da iniciativa do Corpo Europeu de Voluntários para a Ajuda Humanitária e a disseminação impactante dos princípios da ajuda humanitária europeia e a sensibilização em matéria de ajuda humanitária.

 

_____________


Para saber mais sobre a iniciativa, visite:

www.fecongd.org/project/eu-aid-volunteers-for-you

https://eacea.ec.europa.eu/eu-aid-volunteer_en

 

 

texto por Catarina António, FEC | Fundação Fé e Cooperação
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Outubro ficará na história da Igreja em Portugal por dois principais motivos: a entrada, para o colégio cardinalício, de D.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Se houve nas últimas décadas uma cristã militante social da maior relevância, exemplo do compromisso...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES