Lisboa |
Reabilitação da Igreja dos Murtais, na Paróquia de Mafra
Restituída a estética original barroca
<<
1/
>>
Imagem

A Igreja dos Murtais, em Mafra, foi reaberta no Domingo da Epifania do Senhor, a 6 de janeiro, após uma intervenção de reabilitação, que resultou da colaboração da Câmara Municipal de Mafra, da Paróquia de Santo André de Mafra e da comunidade local, numa cerimónia que contou com a presença do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

“A iniciativa pretendeu restituir a igreja, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, à sua estética original barroca, que intervenções anteriores alteraram, tendo como base a memória das populações, assim como as caraterísticas das igrejas da Murgeira e da Picanceira, coevas da igreja dos Murtais. No decurso dos trabalhos foram refeitos elementos construtivos e decorativos que existiram e procedeu-se ao restauro dos elementos originais que ainda subsistem”, salienta um comunicado. Através da angariação de fundos e “o empenho generoso e devotado das gentes dos Murtais e demais cidadãos da freguesia”, a igreja “foi resgatada da degradação mediante obras de requalificação do edifício e restauro do trono”, acrescenta a nota, destacando o padre Luís Barros, pároco, e Hélder Silva, presidente da autarquia, que foram “apoiantes entusiastas desde a primeira hora”.

O Cardeal-Patriarca, que presidiu à Eucaristia, lembrou que “aquilo que é simples e verdadeiro tem o selo da originalidade que é Deus”. Depois, “olhando para a presença generosa de pessoas”, D. Manuel Clemente lembrou um dito medieval que diz “se queres unir os homens, coloca-os a fazer uma catedral”. O padre Luís Barros reforçou que “a comunidade cristã, que habitualmente se reúne nesta igreja, é numericamente pequena, mas grande em generosidade, dedicação e empenho”. Após a celebração, teve lugar um Concerto de Reis, pelo coro de câmara Outros Cantos.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES