Lisboa |
Reabilitação da Igreja dos Murtais, na Paróquia de Mafra
Restituída a estética original barroca
<<
1/
>>
Imagem

A Igreja dos Murtais, em Mafra, foi reaberta no Domingo da Epifania do Senhor, a 6 de janeiro, após uma intervenção de reabilitação, que resultou da colaboração da Câmara Municipal de Mafra, da Paróquia de Santo André de Mafra e da comunidade local, numa cerimónia que contou com a presença do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

“A iniciativa pretendeu restituir a igreja, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, à sua estética original barroca, que intervenções anteriores alteraram, tendo como base a memória das populações, assim como as caraterísticas das igrejas da Murgeira e da Picanceira, coevas da igreja dos Murtais. No decurso dos trabalhos foram refeitos elementos construtivos e decorativos que existiram e procedeu-se ao restauro dos elementos originais que ainda subsistem”, salienta um comunicado. Através da angariação de fundos e “o empenho generoso e devotado das gentes dos Murtais e demais cidadãos da freguesia”, a igreja “foi resgatada da degradação mediante obras de requalificação do edifício e restauro do trono”, acrescenta a nota, destacando o padre Luís Barros, pároco, e Hélder Silva, presidente da autarquia, que foram “apoiantes entusiastas desde a primeira hora”.

O Cardeal-Patriarca, que presidiu à Eucaristia, lembrou que “aquilo que é simples e verdadeiro tem o selo da originalidade que é Deus”. Depois, “olhando para a presença generosa de pessoas”, D. Manuel Clemente lembrou um dito medieval que diz “se queres unir os homens, coloca-os a fazer uma catedral”. O padre Luís Barros reforçou que “a comunidade cristã, que habitualmente se reúne nesta igreja, é numericamente pequena, mas grande em generosidade, dedicação e empenho”. Após a celebração, teve lugar um Concerto de Reis, pelo coro de câmara Outros Cantos.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
Quais serão as realizações da Igreja em Portugal, fruto do seu empenho e compromisso, minimamente nacionais?...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
O príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, declararam que não pretendem ter mais do que dois filhos,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES