Lisboa |
IV Encontro Nacional de Docentes e Investigadores do Ensino Superior
“É preciso falar de Deus aos estudantes”
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e da Família considera que a Igreja tem de dar a conhecer Deus aos estudantes, mas também acompanhá-los e preocupar-se com eles.

“A nossa sociedade esqueceu as suas raízes e acoplado a esse esquecimento surgem os constantes ataques à família, à desumanização das estruturas, ao relativismo moral, à repetição de certos conteúdos de índole niilista, etc., que clamam por uma presença mais humanista, mais justa, e mais verdadeira. É preciso, por isso, falar da Vida aos estudantes, falar-lhes de Deus, através de olhos humildes e cheios de amor – “olhá-los com os olhos de Deus” –, como referiu o Papa Francisco na recente JMJ no Panamá, acompanhando-os dia a dia, preocupando-se com eles, ajudando-os a crescer e a ultrapassar os desafios”, salientou D. Joaquim Mendes, na sessão de abertura do IV Encontro Nacional de Docentes e Investigadores do Ensino Superior, que decorreu no dia 9 de março, em Fátima, e teve como tema ‘Discernir para agir’.

Numa conferência neste encontro, o Cardeal-Patriarca de Lisboa salientou que o caminho de testemunho cristão no ensino superior será sempre de “personalização”. “Que seja pessoalmente o que se professa, e que isso permita às outras pessoas serem ainda mais pessoas, seres de relação. Isso acontece numa aula, num corredor, no acompanhamento de um aluno, numa atenção aos que têm mais dificuldade em seguir a lecionação. São atitudes cristãs que marcam o agir”, referiu D. Manuel Clemente, enquanto o historiador José Eduardo Franco lembrou que o mundo está marcado por um “excesso de intelectualismo, de racionalismo, de relativismo”. O meio juvenil, indicou, apresenta “exemplos extraordinários” que contrariam o “burburinho e ruído”, procurando espaços de silêncio para se “reabilitarem” e encontrarem “uma plenitude para além do que é proposto pela sociedade”.

Já a diretora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, Ana Jorge, destacou o diálogo entre diferentes saberes para um compromisso com o mundo atual. “A relação entre os vários saberes está intrínseca à Teologia. Todos os saberes se cruzam e a relação da Teologia, que se vai construindo em outros espaços, é um convite para, no concreto do quotidiano, incarnarmos o compromisso cristão”, apontou a responsável.

O diretor do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, padre Eduardo Duque, lamentou, à Agência Ecclesia, que o mundo das universidades seja pautado por um “conhecimento muito técnico”, sem espaço para as grandes perguntas, mas evidencia “sinais de uma Igreja verdadeira” a despontar no meio, exemplificando com a Missão País e os Núcleos de Estudantes Católicos.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES