Lisboa |
Visita Pastoral à Paróquia da Portela
“Convidar outros” a participar na vida da comunidade
<<
1/
>>
Imagem

A Paróquia da Portela recebeu, pela primeira vez na sua história, a Visita Pastoral. Para esta comunidade da Vigararia Lisboa II, a visita do Bispo Auxiliar de Lisboa D. Daniel Henriques desafiou a paróquia “para a missão”. “Não a missão de sairmos de Bíblia debaixo do braço, mas a missão no testemunho, sendo capazes de chamar e manifestar a alegria de sermos cristãos”, apontou, ao Jornal VOZ DA VERDADE, o pároco, padre Alberto Gomes.

Entre os dias 1 e 7 de abril, D. Daniel Henriques conheceu esta paróquia que tem quase 40 anos e que foi crescendo juntamente com a construção do bairro onde se insere a igreja paroquial. Também por isso, o envelhecimento é, atualmente, um dos desafios, apesar de estar a “ocorrer um rejuvenescimento” da população, constatou o pároco, referindo que o Bispo Auxiliar desafiou a comunidade cristã a “convidar outros, pelo nome, a participar na vida da comunidade, em coisas concretas, para que, depois possam perceber o sentido de participarem plenamente na vida da Igreja, através da Eucaristia”. Desafio semelhante foi também deixado por D. Daniel Henriques às crianças, adolescentes e jovens da paróquia. “O senhor Bispo insistiu muito para eles serem apóstolos, chamando os colegas, desafiando-os a virem à catequese. Lembrou a frase de São João Paulo II para os jovens se tornarem os primeiros apóstolos dos outros jovens”, recordou.

Durante sete dias, D. Daniel Henriques teve oportunidade de visitar várias instituições que estão localizadas na paróquia, tais como a creche da junta de freguesia, o Elo Social, os bombeiros, o Colégio São Miguel Arcanjo, a Obra de Nossa Senhora da Purificação e escolas. Neste âmbito, houve também um encontro com os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, onde foi destacado o bom acolhimento desta iniciativa por parte do agrupamento de escolas.

De entre os vários encontros com as “forças vivas” da paróquia, o Bispo Auxiliar encontrou-se também com a Pastoral Familiar, que “acaba por ser transversal a toda a vida da comunidade cristã”, salientou o pároco, padre Alberto Gomes.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES