JMJ Lisboa 2023 |
Papa anuncia tema da JMJ Lisboa 2022
‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’
<<
1/
>>
Imagem

“A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”, anunciou o Papa Francisco, no Vaticano.

 

Foi durante Fórum Internacional dos Jovens, que decorreu no Vaticano, que o Papa anunciou o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que Lisboa vai acolher daqui a três anos. “Desejo que haja sintonia entre o itinerário até à JMJ de Lisboa e o caminho pós-sinodal. Não ignorem a voz de Deus que vos impele a levantar-se e a seguir os caminhos que preparou para vós. Como Maria e junto a ela sejam todos os dias portadores da sua alegria e do seu amor”, referiu o Papa, na manhã do passado dia 22 de junho, perante 250 jovens, de 110 países.

‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ é a frase bíblica, retirada do Evangelho segundo São Lucas, que dá início ao relato da Visitação, a visita de Maria a sua prima Isabel. Um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus), que foi o tema – ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’ (Lc 1, 38) – da última Jornada Mundial da Juventude, que decorreu no Panamá, em janeiro deste ano.

 

“Corresponder logo”

O Cardeal-Patriarca considerou que o tema da JMJ Lisboa 2022, anunciado pelo Papa, convoca mais à ação do que a uma atitude de observação. “É muito inspirador, porque é muito oportuno. Às vezes nós, que frequentamos os espaços religiosos, e os nossos jovens concretamente, adolescentes de hoje, jovens de amanhã, ficamos muito como espectadores, mas o Evangelho não é apenas para ver, é sobretudo para cumprir. Portanto, este ‘Levanta-te’, este impulso é muito importante e São Lucas insiste muito nisto ao longo do seu Evangelho: quando Jesus Cristo propõe é para corresponder logo, não é adiar”, referiu D. Manuel Clemente, à Renascença.

O Cardeal-Patriarca recordou ainda o encontro que teve com o Papa, depois da convocação da Jornada Mundial da Juventude para Lisboa, durante o qual perguntou: ‘O que é que o Santo Padre quer mais precisamente para a jornada de Lisboa?’. “E ele, soletrando, devagarinho, disse: ‘E-van-ge-li-za-ção’”, conta.

 

Sentido de missão

Aquando do anúncio do tema para a JMJ Lisboa 2022, o Vaticano revelou também os temas das jornadas de 2020 e 2021, com organização em cada Igreja diocesana: ‘Jovem, eu te ordeno: Levanta-te’ e ‘Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!’, respetivamente. “A palavra de ordem para qualquer dos anos é sempre o ‘Levanta-te’. É muito importante passarmos de meros espectadores envolvidos diretamente na aventura evangélica. E os jovens estão particularmente disponíveis para isso”, assinalou D. Manuel Clemente à Agência Ecclesia, desejando que as “realidades juvenis católicas ganhem mais sentido de missão”.

 

____________


“Grande desafio para os jovens evangelizadores”

D. Joaquim Mendes, um dos coordenadores-gerais do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2022, considerou que o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ é “um grande desafio para os jovens evangelizadores”, uma vez que, como Maria, são chamados a sair e a irem “ao encontro de quem precisa, a serem portadores também de Jesus” e a levá-l’O aos outros “através do seu testemunho”. “Queremos que seja uma jornada para todos os jovens e prepare os jovens para acolher os outros e seja um grande sinal para o mundo de esperança na juventude que vai participar nas jornadas”, destacou o Bispo Auxiliar de Lisboa, responsável pela área pastoral da JMJ, à Agência Ecclesia, acrescentando: “No Panamá, refletimos sobre o tema da disponibilidade de Nossa Senhora e agora a concretização no primeiro gesto que é ir ao encontro da prima Isabel que Maria imaginou que precisa de alguém que estivesse perto. Não só levou a sua presença, mas levou Jesus”.

 

Concursos para o logo e o hino abrem brevemente

D. Américo Aguiar, também coordenador-geral do COL da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, revelou que, “muito em breve”, a organização vai abrir “os concursos do logo e do próprio hino da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, que se perspetivam como “particularmente importantes e interessantes, até para dinamizar a juventude em volta deste desafio”. “Queremos oferecer à Igreja e ao mundo esta possibilidade, através do logo e do hino, de irmos preparando este caminho”, considerou, à Agência Ecclesia, o Bispo Auxiliar de Lisboa, responsável pela área logística-operativa da JMJ que vai decorrer na capital lisboeta, no verão de 2022. O tema escolhido pelo Papa inspira “a urgência de ir ao encontro do outro e a urgência do cuidado pelo planeta”, referiu D. Américo Aguiar, sublinhado: “A questão ambiental, que estava tão esquecida, foi o próprio Papa que a colocou no ‘prime-time’ das preocupações mundiais. A juventude acolheu com muito carinho essa audiência e toma como sua essa mensagem, de cuidado pela casa comum”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES