Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Fazer das férias Missão
<<
1/
>>
Imagem

Não aparece nas capas dos jornais, nem abre noticiários, mas Jesus está aí, e bem Vivo, a percorrer aldeias, vilas e cidades, também em tempo de férias. Às vezes pode correr-se o risco de viver Jesus apenas durante o ano, quando os horários organizados são mais propícios, o ritmo pastoral das comunidades paroquiais e tantas outras ajudam, mas o grande desafio é viver e levar Jesus a todo o lado, durante todo o ano, e mesmo em férias.

Os jovens, cada vez mais, vão-nos despertando para isso, e quando ouço dizer que não há jovens na Igreja, não desanimo, porque, felizmente, sei que não é verdade. Não conheço outras realidades no exterior, e bem sei que quando há uma Jornada Mundial da Juventude reúnem-se milhões de jovens, apesar de, talvez, nem todos terem a plena consciência do motivo por que participam, mas acredito que no fundo acabam por fazer uma experiência de Igreja e de Jesus nas suas vidas.

Mas alegro-me por ver que, são cada vez mais os jovens que são capazes de despender dos seus dias de férias para levar Jesus pelo mundo fora. São as muitas missões ‘ad gentes’ organizadas por congregações religiosas, institutos e movimentos missionários; são dioceses, paróquias e movimentos que promovem iniciativas de missão com jovens, ‘ad intra’, em paróquias e outros lugares específicos, como inclusive damos conta na edição deste Domingo.

É motivador, e direi mesmo interpelante, ver que há jovens que dão do seu tempo de descanso para fazer com que outros possam encontrar a possibilidade do descanso em Jesus. Mas para além dos jovens, são tantos outros, que já em ritmo de vida profissional e laboral no dia a dia, também fazem das suas férias oportunidade de missão. Também por isto, poderemos dizer: a Igreja está viva, Cristo está Vivo, porque não apenas da vida, mas também das férias se faz missão.

Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES