Lisboa |
Igreja da Conceição Velha
Exposição ‘Pietá’, em Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

A Igreja da Conceição Velha, na Baixa de Lisboa, está a receber a exposição ‘Pietá’, do pintor português Santiago Belacqua. A mostra vai ficar patente até 30 de setembro.

“Os quadros de inspiração Sacra pretendem, segundo o artista bracarense [o primeiro artista português a ser convidado para expor no Vaticano], homenagear ‘Pietá’ (Piedade), a obra-prima de Michelangelo”, salienta um comunicado do Quo Vadis - Turismo > Patriarcado de Lisboa. Na inauguração, a 14 de agosto, José Manuel Pimenta, coordenador do organismo diocesano, afirmou que “uma tão rica memória mariana” daquele templo lisboeta “reclama um olhar atento que inspire novos capítulos na atualidade, por forma a valorizar este espaço na sua dupla vertente cultual e cultural”. Na mesma ocasião, este responsável defendeu que as igrejas da cidade de Lisboa “têm que estar disponíveis para a fruição de todos, sem exceção”. “Nestes espaços, a mensagem cristã ganha forma e expressão através do génio humano e esta sublime mensagem não pode ser escondida”, defendeu, sublinhando que “o ‘sonho missionário de chegar a todos’ (EG 31) através da arte e da beleza, é um imperativo de consciência e uma prioridade para esta igreja”.

A exposição 'Pietá' pode ser visitada até ao final do mês, das 10h00 às 19h00. De segunda a sábado também é possível assistir a dois recitais, um às 13h30 e outro às 16h30.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES