Juventude |
Vigararia da Amadora vence de Festival Diocesano da Canção Cristã
Um festival que desperta e dá a conhecer novos talentos
<<
1/
>>
Imagem

A 24ª edição do Festival Diocesano da Canção Cristã, cujo tema foi ‘Liturgia#lugardeencontro’, reuniu mais de 650 pessoas, no Externato Marista de Lisboa. A Vigararia da Amadora foi a vencedora.

 

De Alcobaça-Nazaré a Cascais, passando por Lisboa, Oeiras, Sacavém e Lisboa II, Lisboa III e Lisboa IV. No último ano, 13 grupos de jovens de 13 vigararias da Diocese de Lisboa compuseram e escreveram canções inspirados no tema ‘Liturgia#lugardeencontro’. No sábado, dia 21 de setembro, no Externato Marista de Lisboa, representaram as respetivas vigararias no Festival Diocesano da Canção Cristã, que reuniu mais de 650 pessoas. Tu estás aqui, da Vigararia da Amadora, foi a canção vencedora entre as 13 a concurso. Em 2º lugar ficou o tema Nós Somos a Sua Morada, de Mafra, e em 3º Debaixo daquele Sino, de Sacavém.

D. Daniel Henriques, Bispo Auxiliar de Lisboa, esteve presente e convidou os jovens a exercitarem a alegria. “Tudo o que fizermos é caminho para a Jornada Mundial da Juventude. Vamos alegrar-nos na alegria, na missão, na fé. Temos como tema do novo ano pastoral Partir com Cristo ao Encontro de Todos. Temos também já este mote de preparação para a Jornada Maria Levantou-se e partiu apressadamente. É assim que o Senhor espera que aconteça connosco. Partir com Ele, subir à montanha e ir ao encontro dos irmãos”, disse no início no evento.

Para João Clemente, diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, o Festival Diocesano da Canção Cristã é um incentivo ao crescimento dos jovens. “Este tipo de atividade faz despertar os talentos de cada comunidade. É também sinal da comunhão diocesana na medida em que grande parte das vigararias estão representadas. Na exortação apostólica Cristo Vive, o Papa realça a importância das artes e da cultura na evangelização dos jovens. Daí o Festival Diocesano assumir uma importância tão grande na pastoral juvenil”, diz. O responsável realça ainda que “a dinamização artística dos jovens acontece também como preparação para a JMJ 2022 em Lisboa”.

A 24ª edição do Festival Diocesano da Canção Cristã contou com 84 participantes e cinco jurados (o padre Bernardo Trocado, o músico Nelson Almeida, Rita Dias, Mariana Craveiro e a irmã Rita Ornelas).  A animação da segunda parte esteve a cargo do Coro YOUBARRA, da Paróquia de São Julião da Barra. Em 2018, estes jovens lançaram o CD Ide por Todo o Mundo - Missa Jovem, um trabalho que resultou de um convite do compositor António Ferreira que musicou cânticos litúrgicos numa linguagem juvenil.

texto e fotos por Serviço da Juventude de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES