Lisboa |
Conferência Episcopal Portuguesa
Paliativos são “único caminho realmente humano”
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reforçou que os cuidados paliativos são “o único caminho realmente humano e humanizador”. “A resposta às situações difíceis só pode e deve ser o desenvolvimento e a generalização desses cuidados, dentro duma sociedade e dum Estado que se tornem também ‘paliativos’, isto é, envolventes e cuidadores de cada pessoa, em especial das mais debilitadas. Este é o único caminho realmente humano e humanizador que devemos seguir e onde há muito para andar”, frisou D. Manuel Clemente, a propósito da eutanásia, no discurso de abertura da 197ª Assembleia Plenária da CEP, que decorreu em Fátima, de 11 a 14 de novembro.

Na sua intervenção, o prelado lembrou ainda que Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022 é uma “oportunidade evangelizadora” e um “desafio”. “Também para o País e para além dos limites confessionais, será uma boa altura de rejuvenescimento sociocultural”, apontou. Sobre o Ano Missionário, D. Manuel Clemente convidou a “potenciar mutuamente a missão ao perto e a missão ao longe”, enquanto sobre a canonização de São Bartolomeu dos Mártires lembrou que a Igreja precisa de “pastores à altura da evangelização que nos reclama”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES