Lisboa |
Canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, em Braga
“Homem de oração, grande evangelizador e bispo totalmente dedicado às pessoas”
<<
1/
>>
Imagem

O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos presidiu à Missa pela canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, destacando o “forte empenho pela reforma da Igreja e a renovação da vida cristã” do mais recente santo português.

Lembrando a “profundidade da sua cultura teológica e do seu ensinamento como doutor e exemplar mestre da ordem dos pregadores”, o cardeal Angelo Becciu, na Sé de Braga, apontou: “Compreendemos a grande atualidade da sua mensagem, especialmente no âmbito doutrinal e pastoral, como homem de oração, grande evangelizador e bispo totalmente dedicado às pessoas a ele confiadas”. O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos presidiu, a 10 de novembro, à Missa pela canonização equipolente de Frei Bartolomeu dos Mártires, decidida pelo Papa Francisco por causa da “expansão do seu culto” e “santidade do seu ensinamento”. “A expansão do seu culto para além dos confins da Arquidiocese de Braga e a relevância eclesial da sua santidade e da incidência do seu ensinamento sobre a prática cristã e sobre a evangelização levaram o Santo Padre Francisco a incluí-lo definitivamente no elenco dos santos”, afirmou o cardeal italiano, na celebração onde foi lido o decreto de canonização do novo santo português e onde participou D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Presente em Braga, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou que o novo santo deu “prioridade aos pobres, marginalizados, sofredores e de todos aqueles que vivem em piores condições”.

fotos por Avelino Lima/Diário do Minho e Agência Ecclesia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES