Missão |
Presentes Solidários 2019
Um Natal para todos
<<
1/
>>
Imagem

Desde o dia 11 de novembro e até dia 6 de janeiro de 2020, a FEC tem a decorrer a Campanha Presentes Solidários. Os Presentes Solidários contribuem, todos os anos, para melhorar a vida de milhares de pessoas e de comunidades nos oito países lusófonos.

Sob o mote “um Natal para todos”, este ano é possível oferecer refeições a crianças na Guiné-Bissau, sapatilhas e mochilas a crianças em Timor-Leste, cadeiras de rodas para idosos em São Tomé e Príncipe, kits para a prevenção da dengue na região da Amazónia, entre muitas outras propostas verdadeiramente transformadoras. No total estão disponíveis 11 presentes, entre os 6¤ e os 250¤, que estão já disponíveis em www.presentessolidarios.pt. A sua compra, feita em nome de um amigo, colega ou familiar, será um motivo de esperança para a vida de tantos homens, mulheres e crianças que nestes países enfrentam situações adversas a um desenvolvimento justo e sustentado.

 

O que pode oferecer

Este Natal pode oferecer para Angola Sacos de cimento para a construção de cinco salas de aula nas aldeias de Kamunhandi, Kapila e Nonkhenene, a crianças que frequentam as escolas das Irmãs Doroteias na região ou Livros e acesso à internet para alunos do Centro de Recursos de Cassongue a alunos que frequentam o Centro de Recursos de Cassongue acompanhados pela  Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Para o Brasil propomos um Kit de prevenção da dengue para as populações da região amazónica para crianças, jovens e adultos da região de Santarém, no Estado do Pará, acompanhados pelos Missionários do Verbo Divino. Para Cabo Verde sugerimos um Curso de mecânica para jovens do Centro de Acolhimento “Irmãos Unidos”, em parceria com a Caritas do Mindelo. Para a Guiné Bissau propomos quatro refeições diárias (pequeno-almoço, almoço e lanches da tarde e manhã) para as crianças (algumas com necessidades educativas especiais) da Casa de Acolhimento Bambaran.  Para Moçambique, pode oferecer Latas de tinta para reabilitação de salas de aula e casas de banho na Escola Comunitária São João de Deus em Nampula contribuindo para oferecer melhores condições a 1555 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. Pode também oferecer um conjunto de mesa e cadeiras escolares para equipar duas escolas afetadas pelo Ciclone Idai – Manga Mascarenhas e Santos Inocentes na Beira. Para São Tomé e Príncipe pode oferecer canadianas para idosos do Lar D. Simoa Godinho, acompanhados pela Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe. Pode ainda oferecer uma cadeira de rodas para apoiar a deslocação de idosos do mesmo lar. Para Timor Leste, sugerimos Um par de sapatilhas e uma mochila para uma criança do Centro Social de Nossa Senhora de Fátima em Oe-cusse, o que permitirá apoiar 300 crianças do Centro Social de Nossa Senhora de Fátima (entre o 1º e o 12º ano de escolaridade) acompanhados pela Fundação Fraternidade Franciscana da Divina Providência. Para Portugal sugerimos a Bolsa do Voluntário, destinada à formação dos voluntários que se preparam para partir em missão.

 

Dar a duplicar – a Campanha em 4 passos

PASSO 1 – ESCOLHER O(S) PRESENTE(S): O catálogo dos Presentes Solidários encontra-se disponível no site da campanha (www.presentessolidarios.pt). Este catálogo dá a conhecer o contexto em que cada Presente Solidário se insere, bem como os parceiros no terreno, responsáveis pela aquisição e entrega destes bens às comunidades.

PASSO 2 – ENCOMENDAR O(S) PRESENTE(S): No site da Campanha pode encomendar o(s) Presente(s) Solidário(s). Por cada Presente Solidário adquirido, receberá um postal ilustrado referente a esse mesmo presente. Ao encomendar através do site, poderá optar por receber este postal por via eletrónica, no seu endereço de email, ou por via postal. Durante o processo de encomenda poderá ainda personalizar o verso do postal com o nome da pessoa a quem quer oferecer este presente, bem como com uma mensagem pessoal.

PASSO 3 – OFERECER O(S) PRESENTE(S): Depois de receber o(s) Presente(s) Solidário(s) na sua caixa de email ou na sua morada, poderá entregar aos seus amigos, colegas e familiares que deseja surpreender nesta época festiva. Surpreenda os seus amigos na Noite de Natal, ou seus colegas num jantar de Natal. Verá que a reação deles será de espanto, de surpresa, de gratidão, por poderem participar neste dinamismo de solidariedade.

PASSO 4 – ENTREGA DO(S) PRESENTE(S): Após a data de encerramento da campanha (6 de Janeiro de 2020), o montante angariado é transferido para os nossos parceiros no terreno. São eles que garantem a aquisição dos respetivos bens nos mercados e serviços locais como forma de promoverem as economias frágeis destas comunidades. A entrega dos bens é testemunhada através de fotos, vídeos e testemunhos escritos que os nossos parceiros recolhem no terreno e que nos enviam. Estes testemunhos são então colocados no site da campanha e respetiva página do facebook, para que todos aqueles que participam possam verificar como o seu contributo foi de facto útil e importante para transformar a vida de inúmeras pessoas.

 

Esta é a proposta da FEC - Fundação Fé e Cooperação: PARTICIPAR! Esta é uma oportunidade única para cada pessoa: através destes presentes estamos de facto a contribuir para um mundo mais justo e solidário! Esta é a forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para garantir um Natal para todos, em especial a crianças nos países em desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com dificuldades extremas. Contamos consigo! Eles contam connosco! O catálogo de Presentes Solidários 2019 já está disponível e tem novos presentes! Conheça todas as novidades desta edição da campanha em www.presentessolidarios.pt. Vamos Dar a Duplicar!

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES