Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
“Somos de Deus para os outros”
<<
1/
>>
Imagem

“Já foram inventadas muitas coisas, mas graças a Deus que não existem ainda ‘selfies’ da alma. Para sermos felizes, devemos pedir ajuda aos outros, que a foto seja feita por outra pessoa, isto é sair de nós mesmos e ir ao encontro dos outros, especialmente os mais necessitados”. Estas são palavras do Papa Francisco aos jovens japoneses, com quem se encontrou esta semana, no decorrer da sua visita àquele país e a quem procurou deixar a mensagem da necessidade urgente de mudança de atitude, para humanizar mais o mundo. A verdadeira felicidade não está em ter muitas coisas, porque, “há muita gente rica materialmente, mas que vive como escrava de uma solidão sem igual”, observou Francisco.

Num mundo tecnologicamente evoluído, a tendência é a de o homem permanecer, cada vez mais, isolado dos outros, e a ambição do ter afasta-o do mundo real, criando, à sua volta, o seu próprio mundo. Por isso, sentir-nos-emos felizes se formos capazes de sair para encontrar o outro, levar acolhimento e amor verdadeiro, não interesseiro.

A felicidade que posso encontrar ao amar o outro deve ser consequência desse amor verdadeiro, e não a concretização da procura da minha felicidade. Por isso, o bem que eu possa fazer deve sair da minha alma que se alegra pelo bem do outro.

Com o aproximar do Natal, parece que a sociedade desperta para os mais pobres, e torna-se quase uma moda ‘chic’ realizar alguma ação de solidariedade para com os mais necessitados. Graças a Deus que, pelo menos nesta altura, são mais lembrados, mas essas pessoas são necessitadas o ano inteiro, e muitas vezes esquecidas e ignoradas.

Por isso, não posso viver a minha vida sem ter em conta o outro. E, neste caminho de Advento, que agora começa, na preparação para o Natal, deverei assumir o compromisso de olhar mais para o lado que tantas vezes me pode escapar, ou rejeito.

Retomando as afirmações do Papa Francisco aos jovens japoneses, concluo, reforçando que é preciso “reconhecer que a coisa mais importante não é tudo o que possuo ou posso conquistar, mas com quem posso partilhar. Não é importante perguntar porque vivo, mas para quem vivo”. “Somos de Deus para os outros”.


Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES