Lisboa |
Arte por São Cristóvão
Novo livro ajuda a recuperar igreja
<<
1/
>>
Imagem

O projeto Arte por São Cristóvão (www.arteporsaocristovao.org) lançou o livro ‘A Igreja de São Cristóvão em Lisboa’, que tem como objetivo angariar apoios para a recuperação da igreja e do seu património artístico. “O livro que agora se edita reúne textos de historiadores e historiadores de arte, especialistas na área da pintura, escultura, talha e genealogia, como Vítor Serrão, Sandra Costa Saldanha, Paulo Campos Pinto, Margarida Almeida Bastos, Fernando Peixoto Lopes, Sílvia Ferreira e Inês Matoso. A publicação revela as mais recentes descobertas relacionadas com a igreja, como a tampa de sepultura encontrada em 2016 no decurso de obras efetuadas no âmbito do projeto Arte por São Cristóvão, pertencente a um membro da família Miranda que ali tinha o seu panteão. Foram também localizadas, no decurso do trabalho de investigação, várias peças de escultura pertencentes à Igreja, deslocadas ao longo dos tempos, permitindo ‘refazer’ o programa de imaginária do século XVII”, assinala um comunicado.

A história da Igreja de São Cristóvão, na Mouraria, é anterior à conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques. “Sofreu alterações ao longo dos séculos e, na sua feição atual, é uma das poucas que sobreviveu praticamente intacta ao grande Terramoto de 1755. Exemplo raro do proto barroco em Lisboa, conserva o programa pictórico original, da autoria do pintor régio Bento Coelho da Silveira, e um valioso conjunto de talha dourada e estatuária”, lembra a nota.

Editada pela Câmara Municipal de Lisboa, a publicação foi apresentada no passado dia 13 de dezembro, na Igreja de São Cristóvão, e tem o custo de 18¤ (mais portes de envio), encontrando-se à venda nesta igreja da cidade.

Informações: 927549975 ou info@arteporsaocristovao.org

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES