Lisboa |
Visita Guiada ao Mosteiro de São Vicente de Fora
Conhecer a morada sepulcral da última dinastia real portuguesa
<<
1/
>>
Imagem

No passado dia 4 de janeiro, teve início o primeiro ciclo de visitas guiadas temáticas do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, com a realização da visita temática intitulada ‘O Real Panteão dos Bragança’.

 

Ainda antes das dez horas e meia da manhã, hora de início da visita, já os visitantes inscritos se juntavam ansiosamente defronte da bilheteira para confirmar a sua presença. Apesar do frio que se fazia sentir e das dificuldades de acesso ao Mosteiro decorrentes da Feira da Ladra, dezanove pessoas compareceram para a visita guiada dedicada à morada sepulcral da última dinastia real portuguesa, que principiou no Pátio das Laranjeiras, entrada do Mosteiro. Ao longo da visita, os visitantes foram conduzidos pelos diferentes espaços do monumento que foram marcados pela intervenção da dinastia brigantina, com particular ênfase no Panteão Real. Aqui, junto do túmulo do fundador da dinastia D. João IV, o rei da Restauração da Independência de Portugal, foram introduzidos à origem da Casa Ducal de Bragança e à ascensão da mesma a dinastia real. Posteriormente, já com foco nos túmulos de D. Carlos e D. Luís Filipe de Bragança, foi lembrado o trágico e abrupto fim da mesma dinastia.

Como é habitual neste tipo de visitas temáticas do Mosteiro, os visitantes tiveram ainda a possibilidade de conhecer um espaço ao qual o visitante comum geralmente não tem acesso. Neste caso, tratou-se da chamada Casa dos Túmulos, na Igreja de São Vicente de Fora, considerada o primitivo panteão real da dinastia de Bragança. De diferentes idades, nacionalidades e ocupações, todos os visitantes partilharam o acentuado interesse pela história desta dinastia e da sua relação com o Mosteiro de São Vicente de Fora. A curiosidade revelou-se nas perguntas feitas à guia e o desejo de participar nas próximas visitas temáticas, com visitantes a assegurarem já a sua inscrição para todo o ciclo, o que revela, simultaneamente, o sucesso desta primeira visita e a adesão, cada vez maior, do público a iniciativas dedicadas à cultura e património nacionais.

 

_____________


Próxima visita guiada

Organizado pelo Museu do Patriarcado de Lisboa, o ‘1.º Ciclo de Visitas 2020’ prossegue no dia 18 de janeiro, sábado, às 10h30, e será sobre ‘O Quotidiano no Mosteiro’.  Dedicado ao público em geral, esta iniciativa pretende dar a conhecer a complexidade histórica e patrimonial do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. A participação tem o custo de 2¤ por pessoa, que é acrescido ao bilhete de ingresso. A inscrição é obrigatória, através do email museu@patriarcado-lisboa.pt.

texto por Catarina Macedo
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES