Lisboa |
Segundo grupo de orientadores do Famílias comVida termina formação
“É essencial investir no projeto matrimonial cristão”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa considera que “o grande desafio” da Igreja é “ser uma família de famílias”. Na bênção do segundo grupo de orientadores do projeto Famílias comVida, D. Manuel Clemente sublinhou que as comunidades cristãs “não podem deixar sozinhas as famílias” e que, por isso, é “essencial” investir no projeto matrimonial cristão.

 

“Tudo o que seja investir no projeto matrimonial cristão é, para nós, uma questão essencial. Nós não podemos deixar sozinhas as nossas famílias – aquelas que o são, aquelas que o parecem ser e aquelas que nunca foram”, frisou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, num encontro com os novos orientadores do Famílias comVida, que decorreu numa sala do Convento de Santa Teresa de Jesus, em Carnide, na manhã do passado dia 11 de janeiro. “Reconstituir a rede familiar cristã, a partir da proposta matrimonial de Cristo, é fundamental. Apresentar o projeto familiar cristão, hoje, é um enormíssimo desafio”, acrescentou D. Manuel Clemente.

Aos 13 novos orientadores (11 leigas e um casal), o Cardeal-Patriarca lembrou que este projeto surgiu “numa colaboração” da Pastoral Familiar de Lisboa com a Cáritas Diocesana de Lisboa, e tem “a finalidade de, a pouco e pouco, ir oferecendo nas nossas comunidades cristãs, e em outras realidades, um apoio à família na proposta familiar cristã”. “Pais e mães há desde que há humanidade, no entanto, a proposta que Jesus Cristo faz é viver o matrimónio em família, com aquela radicalidade com que tudo tem que ser vivido a partir de Cristo. Jesus projeta nesta família sobrenatural, a que Ele chamou Igreja, não só a familiaridade que Ele tem com o Pai, com Deus, mas também as relações que Ele aprendeu na família que teve na Terra, com a sua Mãe, Maria, o seu pai adotivo, José, e os seus parentes”, observou D. Manuel Clemente, aos novos orientadores, sublinhando ainda que, “ultimamente, tem-se insistido muito na Igreja como uma família de famílias”. “Tenho pedido aos meus colegas sacerdotes para quando olharem para as nossas comunidades verem quantas famílias têm. O grande desafio é ser uma família de famílias. Da família de cada um, para a família de todos”, frisou o Cardeal-Patriarca.

Aos jovens namorados, D. Manuel Clemente deixou o convite a “casar no Senhor”. “Não chega casar com uma cara bonita. Casem-se com os sentimentos de Cristo, que é dar a vida. Não viver em função de si, mas encontrar-se no outro”, lembrou.

 

Projeto “urgente”

Sílvia Pires, da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, é uma das 13 novas orientadoras do projeto Famílias comVida. “Várias vezes me tinha ocorrido que era urgente uma resposta da Igreja às famílias que passam dificuldades, alguém que as encaminhasse e que organizasse um conjunto de informação fidedigna, baseada no bem, para que as famílias depois pudessem ter alguma esperança, alguma orientação, alguém a quem recorrer”, aponta esta leiga, ao Jornal VOZ DA VERDADE. Sílvia trabalha no Centro Comunitário Paroquial de Famões, em Odivelas, numa unidade de apoio à dependência e a famílias com doentes, e contacta diariamente “com a realidade das famílias que atravessam dificuldades”. “Perante os variados problemas da vida, em especial na doença aguda ou no final de vida, é muito comum as pessoas virem ter connosco ao centro comunitário e não conhecerem que tramites seguirem e quais os apoios que existem na comunidade”, refere. Neste sentido, o Famílias comVida é uma resposta “urgente” da Igreja às famílias.

Psicóloga de formação, Sílvia Pires refere que os temas da formação do Famílias comVida, na Universidade Católica Portuguesa, “foram diversos” e permitiram “alargar conhecimentos”. “Tirei a licenciatura em Psicologia Clínica e com este curso ampliei os meus conhecimentos em termos da Psicologia, até porque a minha formação é muito clínica, portanto com um indivíduo apenas, e não tanto a abordagem sistémica da família num todo”, observa, sublinhando também a “dimensão teológica” do curso, que foi “muito importante e interessante”. Casada e mãe de três filhos, Sílvia destaca também “toda a organização” do projeto, que está “muito bem conseguido”. “Este é um projeto social comunitário de apoio à família, mas com base numa formação certificada e segura”, salienta.

Esta leiga, de 40 anos, foi enviada pelo pároco, padre Nuno Fernandes, a fazer a formação do Famílias comVida. “Colaboro em algumas ações em prol da família, designadamente na Vinha de Raquel, que é uma resposta da Igreja para o síndrome pós-aborto, e, de forma mais esporádica, no Esperança de Ana, e foi assim que surgiu esta possibilidade”, refere. Agora, após o final do curso e a celebração de envio com o Cardeal-Patriarca, Sílvia Pires vai estar na Paróquia de Benfica, mas com um olhar vicarial. “Tenho a sorte de ver implementado este projeto na minha paróquia. Tem havido reuniões com o pároco e com a equipa paroquial da Pastoral da Família e, agora, a nossa preocupação será conhecer também as realidades da nossa vigararia, Lisboa V, que são muito distintas”, refere esta leiga, exemplificando com “o isolamento dos idosos e dos doentes”, mas também com “o desemprego jovem ou o insucesso escolar”. “O Famílias comVida tem sobretudo o objetivo do acolhimento”, ressalva.

 

Compromisso necessário

Desafiados pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt, Thereza e Miguel Ameal fizeram também, ao longo do último ano, a formação do Famílias comVida. Agora, estarão na Paróquia da Graça, na cidade de Lisboa, prontos a ajudar qualquer família que precise. “Nós estaremos na Igreja da Graça para qualquer tipo de pessoa, para qualquer casal, em qualquer situação. Mas, também fica claro que os princípios que nos regem são os princípios cristãos, da doutrina da Igreja Católica”, refere Thereza, ao Jornal VOZ DA VERDADE. Casados desde 1985, Thereza e Miguel foram o único casal neste curso e consideram que isso pode ser vantajoso na abordagem aos casais. “Tentaremos estar sempre os dois, e acredito que vai ser uma vantagem ter um homem e uma mulher, porque, por vezes, há casais que veem em dificuldade e, para um marido em dificuldade, pode ser mais fácil falar com outro homem, com quem sente que se pode abrir e que tem uma maior compreensão, para depois podermos fazer as coisas em conjunto”, ressalva esta escritora.

Miguel, que teve também a particularidade de ter sido o único leigo a fazer o curso, salienta ao Jornal VOZ DA VERDADE a importância de os casais cristãos darem testemunho. “Aquilo que mais me motivou para ir fazer este curso é que nós, em casal, sempre trabalhámos com famílias e sentimos que é importantíssimo dar, cada vez mais, este cunho católico às famílias e dar também um apoio, do ponto de vista cristão, às famílias em Portugal”, partilha, sublinhando a “necessidade de compromisso grande” que o Famílias comVida traz. “Sentimos que isto é muito necessário e entusiasmou-nos. Portanto, dissemos que sim ao convite que nos foi feito e partimos para um ano de formação, que foi fantástico”. Precisamente sobre o curso, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa, ao longo do ano, dois sábados por mês, Thereza Ameal garante ter sido “muito interessante”. “A matéria era muita, mas era interessantíssima. Grande parte do curso era sobre Psicologia, mas tivemos também aulas de Direito, por causa da mediação familiar, aulas de Teologia, aulas sobre a sexualidade, a fecundidade e os métodos naturais”, aponta esta leiga, destacando igualmente os “professores de altíssimo nível”. “Foi muito desafiante e valeu muito a pena”, garante. Também Miguel, que é gestor na área da restauração, diz ter “gostado imenso da formação, que foi extraordinária”. “Sou da área de Gestão e, portanto, tudo o que teve a ver com Psicologia, a Família, a mediação familiar, foi algo completamente novo. Para mim, foi importantíssimo e deu-me o complemento teórico a uma série de coisas que eu já fazia na orientação de casais”, explica.

Após a formação iniciada em janeiro de 2019, Thereza e Miguel vão agora acertar com o pároco da Graça, padre Jorge Dias, e com o padre Joaquim Loureiro, vigário paroquial, a forma de implementação do projeto. “Os nossos padres já têm algumas famílias e casais para nos colocar em contacto. A ideia é termos um espaço na Paróquia da Graça. Desde que seja possível, é uma vantagem o cartaz do Famílias comVida estar na porta das igrejas. Só assim as pessoas vão perceber que há este serviço à família por parte da Igreja”, observa Thereza Ameal. Também o marido se afirma “pronto” esta missão. “Não vai ser fácil, porque, numa primeira fase, é preciso ganhar a confiança das pessoas, para que elas venham ter connosco. Será um trabalho a médio prazo, mas, como referiu o senhor Patriarca no encontro, é um trabalho fundamental”, aponta Miguel Ameal.

 

________________



“Acompanhar as famílias no projeto matrimonial cristão”

O Cardeal-Patriarca de Lisboa destacou a missão do projeto Famílias comVida. “Este é um momento importante, porque é um compromisso, da parte dos que se formaram este ano, para alargar esta nossa rede de pessoas habilitadas e disponíveis para acompanhar as famílias da nossa diocese no projeto matrimonial cristão”, observou D. Manuel Clemente, na Missa de envio do segundo grupo de orientadores deste projeto diocesano, que teve lugar na igreja do Convento de Santa Teresa de Jesus, em Carnide.

Na manhã do passado dia 11 de janeiro, neste antigo convento de Carmelitas, o Cardeal-Patriarca destacou esta “feliz iniciativa”, como apelidou, e sublinhou que a relação esponsal é uma realidade “a manter, a cultivar e a apoiar”. “Os meus caros amigos e amigas que entram neste projeto – que se dispõe e se prepara para acompanhar os casais e as famílias – estão como João Batista e ficam contentes quando o esposo e a esposa se dão bem, como ele ficou contente por ver que tanta gente aderia a Jesus Cristo. A esponsalidade é uma realidade importantíssima a todos os níveis, quer natural, quer sobrenatural, e é uma realidade a manter, a cultivar e a apoiar. Vocês são os amigos e as amigas do Esposo, que ficam contentes quando veem que as coisas correm bem na vida matrimonial. Nós somos os amigos do Esposo, os amigos de Cristo para que o projeto matrimonial cristão continue a vigorar com força nas famílias que acompanhamos”, apontou D. Manuel Clemente, perante os 13 novos orientadores do projeto Famílias comVida. “Confiemos em Deus”, terminou o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

 

________________


Compromisso e diploma

Após a celebração de envio, os 13 orientadores que realizaram, no último ano, o curso do projeto Famílias comVida (www.familiascomvida.pt) assinaram, cada um, o compromisso com esta iniciativa diocesana, e receberam o certificado de conclusão das mãos do Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES