Artigos |
Isilda Pegado
LEI DA MORTE A PEDIDO (EUTANÁSIA) Como travar?
<<
1/
>>
Imagem

1. O Parlamento prepara-se para legalizar a morte a pedido – Eutanásia. Foram apresentados 4 projetos de Lei (BE, PAN, PEV e PS) que, face à composição política daquele, têm condições para ser aprovadas de imediato.

2. É dever de todos nós opormo-nos a tão odiosa lei. Seria uma lei que em vez de remeter para os cuidados médicos, manda matar. Trata-se de uma lei fraturante, que nega a Solidariedade para com os mais vulneráveis e doentes, que nega o Humanismo e a medicina.

3. A vida não se referenda. Mas uma lei que atenta contra a Vida não pode ser aprovada. E só a força do Povo pode fazer travar tal lei.

4. Para travar a lei foi preparada uma Iniciativa Popular de Referendo na qual o Povo pede à Assembleia da República que rejeite tais projetos e continue a proteger a vida humana.

5. Para esta Iniciativa Popular de Referendo, a partir de hoje, estão disponíveis os impressos para recolher assinaturas. Basta descarregar o impresso no site “todaavidatemdignidade.pt” e pedir a amigos e colegas que a subscrevam. Naquele impresso estão todas as informações para o entregar na sede de Campanha. Também a podem subscrever online em (Petição Publica).

São necessárias 60.000 subscrições. Cada um é responsável pela sua, e por todos aqueles que estão à sua volta. O prazo de recolha de assinaturas irá para além do dia 20 e será publicamente anunciado (talvez até final de Março)

6. O Parlamento, agendou para o dia 20 de Fevereiro o debate na generalidade, da Eutanásia. Seria muito relevante que nesse dia pudéssemos contar com milhares de assinaturas.

7. Nesse dia 20 de Fevereiro, sairemos à rua para, em frente ao Parlamento, mostrarmos (das 12h:30min às 14h:30min) a nossa oposição à lei da morte a pedido e a toda esta violência.

8. Queremos uma Sociedade que cuide. Não queremos uma Sociedade que mate. Dizemos Sim à Vida em qualquer circunstância.

Todas as vidas têm Dignidade, todas merecem cuidados de saúde, carinho, respeito e amor. A eliminação de vidas humanas que se diz “a pedido” é uma violência para aquele que a ela se sujeita. É a última violência em vida.

Uma Sociedade com tais práticas, no tempo, gera novas formas de violência e destruição.

9. Dizemos “Sim à Vida” por isso lançamos a Iniciativa Popular contra a Eutanásia. Não pactuamos com a violência e destruição.  Defendemos a nossa vida e a das gerações futuras.  

10. Desafiamos todas as pessoas de valores, a que se empenhem nesta luta de coração aberto à Vida. Trata-se de uma lei que tem efeitos para todos os cidadãos. Precisamos de conhecer bem as suas consequências, todo o mal que a coberto da Eutanásia se tem espalhado em países como a Bélgica e a Holanda.

11. Só um grande debate nacional pode esclarecer estas consequências. E só a Iniciativa Popular será capaz de levantar esse debate.

O Parlamento prepara-se para aprovar a lei silenciosamente. Por isso a voz de cada um é fundamental – para travar a eutanásia!

Salvar o planeta é preciso! Mas para isso é preciso salvar o Homem!

 

* Presidente da Federação Portuguesa Pela Vida