Lisboa |
Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha
“Somos enviados à alegria”
<<
1/
>>
Imagem

A Visita Pastoral à Paróquia de Linda-a-Velha ficou marcada pelo desafio que D. Américo Aguiar deixou aos jovens para participarem na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022. O Bispo Auxiliar encontrou-se ainda com os alunos da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.

 

Harpa, violino, violoncelo, guitarra ou flauta. Estes foram alguns dos instrumentos que D. Américo Aguiar pôde escutar durante a visita à Escola de Música Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha. Na tarde do passado dia 14 de fevereiro, o Bispo Auxiliar de Lisboa esteve nesta instituição da paróquia, que tem mais de 40 anos e por onde já passaram mais de quatro mil alunos. “Quero ver os vossos nomes e as vossas caras nos cartazes dos grandes concertos por esse mundo fora”, brincava D. Américo, em cada uma das salas por onde ia passando. O Bispo Auxiliar de Lisboa cumprimentou os diversos professores e também cada aluno, perguntando-lhes que instrumento tocava, e partilhando igualmente que, no seu tempo de seminário, o instrumento que escolheu foi o piano. “Mas a minha vocação acabou por ser outra”, gracejava.

Toda a visita foi conduzida pelo diretor pedagógico da escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Pedro Pinto Figueiredo, que é maestro e compositor e dirige um Ateliê de Música Contemporânea. Este responsável explicou como a instituição quer incentivar o desenvolvimento do gosto artístico e do pensamento criativo, e promover a excelência em todos os níveis, na formação dos músicos.

 

“Uns com os outros”

D. Américo Aguiar presidiu depois à Eucaristia, na igreja paroquial, tendo rezado, de forma particular, pelo Cardeal-Patriarca, que naquele dia fazia cinco anos que tinha recebido o barrete cardinalício e sido feito cardeal, pelo Papa Francisco. “Rezamos pelo senhor D. Manuel Clemente, para que o Senhor lhe dê força, coragem e perseverança”, manifestou o Bispo Auxiliar, que, na sua homilia, destacou a oportunidade dos vários encontros que teve. “Nós somos enviados à alegria, a ir ao encontro dos irmãos e a estarmos uns com os outros para nos confirmarmos na fé, nos fortalecermos e nos corrigirmos, também. Nestes dias, pude ver como a comunidade está viva”, referiu D. Américo Aguiar, convidando os cristãos a serem “presença de Cristo Ressuscitado, do seu amor e da sua misericórdia, uns para os outros”.

 

O desafio da JMJ

A Visita Pastoral à Paróquia de Linda-a-Velha, segundo o pároco, “foi ocasião de muitos encontros”. “Dentro da paróquia, os fiéis sentiram muito a proximidade do Pastor”, refere o padre Diamantino Faustino, ao Jornal VOZ DA VERDADE. Ao longo de sete dias, entre 10 e 16 de fevereiro, D. Américo Aguiar visitou escolas, o centro de saúde, o Hospital de Santa Cruz, a Carris, o Auditório Municipal Lurdes Norberto, o Sport Club de Linda-a-Velha e encontrou-se com os vários movimentos e grupos paroquiais. Esteve também em diversos lares da freguesia, incluindo o da paróquia. Foi no passado dia 12 de fevereiro, data em que o lar do Centro Social Paroquial Nossa Senhora do Cabo completou o 23.º aniversário e recebeu a visita do Bispo Auxiliar de Lisboa, que celebrou a Eucaristia e almoçou com os utentes e responsáveis da instituição. “Nas instituições sociais, foi possível apresentar o rosto da Igreja solidária, com as alegrias e desafios da sociedade civil”, aponta o pároco.

O padre Diamantino, de 46 anos, está em Linda-a-Velha desde 2014 e destaca ainda, ao longo dos sete dias de Visita Pastoral, os vários encontros com os jovens. “Marcou toda a visita o convite aos jovens, nas duas escolas visitadas e na paróquia, para participarem na Jornada Mundial da Juventude que Lisboa vai receber em 2022”, assinala o sacerdote.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES