Lisboa |
Curso de Medicina na Universidade Católica
“Vamos todos ganhar com isso”, considera Cardeal-Patriarca
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa congratulou-se com a “notícia feliz e justa” de que a Universidade Católica Portuguesa vai ser a primeira instituição privada de Ensino Superior a ter um curso de Medicina.

“É uma notícia feliz e justa, em primeiro lugar em relação ao projeto Católica. Desde o princípio, desde há 50 anos, tenho acompanhado a Universidade como aluno, como professor e até agora como Chanceler, e este desiderato esteve sempre presente. É uma boa notícia para a própria identidade da Universidade e depois para o serviço do país, que só ganha com isso, sendo ainda por cima um curso tão credenciado por tudo aquilo que está projetado, pelos seus agentes”, declarou D. Manuel Clemente, aos jornalistas, a 3 de setembro, um dia após a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior ter aprovado o curso. Em declarações na Feira do Livro de Lisboa, o Cardeal-Patriarca destacou que “uma universidade sem ciências médicas é uma universidade truncada” e “de certa maneira uma contradição com o seu próprio nome”, dado que “a universidade é a universalidade dos saberes”. “Todos vamos ganhar com isso, cabemos cá todos com vontade”, acrescentou.

Sobre o facto de ter subscrito manifesto pela “liberdade de educação” nas escolas – no qual quase uma centena de personalidades portuguesas pedem que seja respeitada a objeção de consciência dos pais às aulas de Educação para a Cidadania e o Desenvolvimento – D. Manuel Clemente defendeu que “igualdade não significa uniformidade”. “É muito importante, na resposta educativa, sobretudo no que diz respeito à formação humana, que haja um contributo das famílias”, sublinhou.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES