Lisboa |
Solenidade da Dedicação da Sé
“Que no coração subsista o autêntico louvor divino e o serviço dos irmãos”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa elencou o que considera que devem ser as prioridades dos cristãos. Na Solenidade da Dedicação da Sé, D. Manuel Clemente pediu ainda autenticidade de “palavras e obras”.

“Os sentimentos de Cristo hão de repassar os nossos e as suas causas também. E igualmente os outros, se autênticos formos, de palavras e obras inteiramente evangélicas. Não há outro plano para tão grande construção”, salientou o Cardeal-Patriarca, na celebração na Sé de Lisboa, no passado dia 25 de outubro, elencando depois como a Igreja quer “estar”. “Salvaguardar e apoiar a vida humana da conceção à morte natural, privilegiar a atenção a todas as periferias sociais e existenciais, respeitar cada um e a criação inteira, ter bem presentes e ativas todas as urgências para que o Papa Francisco insistentemente nos reclama: Assim mesmo estamos e queremos estar, como o próprio Cristo naquele dia em Jerusalém, purificando o templo do nosso próprio coração, para que nele apenas subsista o autêntico louvor divino e o serviço dos irmãos”, referiu. Neste sentido, para D. Manuel Clemente, na Sé Patriarcal deve ser pregado o louvor a Deus e o serviço aos outros. “Louvar a Deus, servindo os outros: Isso mesmo terá pregado neste local”, apontou. “É este o modo único de nos dedicarmos como templo de Deus no mundo. Assim mesmo nos reerguemos com Cristo e nos alargamos com todos”, concluiu.

fotos por Afonso Sousa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES