Lisboa |
Sessão de clausura na Igreja de São Vicente de Fora
Encerramento do processo diocesano supletivo de beatificação do Padre Cruz
<<
1/
>>
Imagem

A Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, vai receber, no dia 17 de dezembro, às 15 horas, a sessão de clausura do processo diocesano supletivo para a causa de beatificação do Padre Cruz. “A decisão do encerramento do processo pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa foi tomada após ouvir o Tribunal constituído para a causa e o Vice-Postulador”, informa um comunicado do Patriarcado de Lisboa, sublinhando ainda que “a celebração é aberta à participação dos fiéis e serão observadas as medidas sanitárias em vigor”.

O processo de canonização do Padre Cruz teve início a 10 de março de 1951 e a fase diocesana decorreu até 18 setembro de 1965, “data em que foi entregue na Sagrada Congregação para a Causa dos Santos Cópia Pública dos três processos (Virtudes, non culto e Escritos)”, segundo a informação. “Sendo necessário completar aquele processo com os elementos requeridos pelas novas normas para a instrução dos processos de canonização, incluindo uma Comissão de Peritos em História, a 12 de setembro de 2009, o então Cardeal-Patriarca D. José Policarpo nomeou um novo Tribunal e Comissão Histórica para darem seguimento ao requerido”, acrescenta a nota.

Entre março e maio de 2011, “foram ouvidos os testemunhos sobre as virtudes heroicas do Servo de Deus” e, “depois de exaustivo trabalho”, a Comissão Histórica –nomeada a 11 dezembro de 2018, pelo Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente – “entregou, no dia 1 de outubro de 2019, os documentos e a sua análise crítica”, termina o comunicado.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES