Lisboa |
Presidência da Conferência Episcopal Portuguesa recebida em audiência
Papa Francisco esperançado em participar na JMJ Lisboa 2023
<<
1/
>>
Imagem

O Papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), tendo manifestado a sua esperança em viajar a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa recebe em 2023.

“Sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude em Portugal, referimos que a sua preparação está em andamento, tendo em conta evidentes atrasos, dada a situação atual. O Santo Padre manifestou o seu entusiasmo por este acontecimento mundial de encontro com os jovens, mantendo a esperança de poder estar em Portugal em 2023”, revela uma nota, publicada após a audiência, que decorreu no passado dia 8 de janeiro.

Sobre a pandemia, o Papa exprimiu “a esperança de que esta seja brevemente ultrapassada, com a convergência dos esforços de toda a humanidade”. “Manifestámos ao Santo Padre a atitude da Igreja em Portugal, quer no diálogo e respeito pelas orientações das autoridades governamentais e sanitárias, quer na procura de respostas sociais em relação àqueles que são mais atingidos pela pandemia, os mais pobres e descartados”, observa a nota, destacando que “o Papa Francisco acentuou que se deve prestar particular atenção às crianças, aos idosos e aos migrantes, os mais atingidos por esta crise”. “Salientou que se deve cuidar com toda a atenção da relação entre jovens e idosos, por estar em questão a ligação intrínseca entre a herança que os idosos transmitem e as raízes para as quais os mais jovens devem olhar”, aponta o texto.

Esteve presente no “excelente encontro fraterno” com o Papa a presidência da CEP composta pelo presidente, D. José Ornelas, pelo vice-presidente, D. Virgílio Antunes, e pelo secretário, padre Manuel Barbosa. “O encontro terminou com o profundo reconhecimento do Santo Padre pelo relevante trabalho da Igreja em Portugal e com a Bênção Apostólica para a Igreja e todo o povo português”, termina a nota.

A OPINIÃO DE
P. Duarte da Cunha
Talvez não sejam os temas mais urgentes, mas são, certamente, emblemáticos, para explicar a necessidade...
ver [+]

Isilda Pegado
1. Está já anunciado na Comunicação Social que deram entrada no Parlamento dois projectos de Lei para ampliar os prazos para a prática do Aborto.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES