Lisboa |
Conferência Episcopal Portuguesa
Uma JMJ “de anúncio à juventude”
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) deseja que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa recebe em 2023, seja aberta a “todos os jovens”. “As jornadas são uma organização da Igreja Católica, por iniciativa do Papa, para os jovens. Quereríamos muito que não fossem só jovens católicos e que fossem outros, porque assim é que a Igreja cumpre a sua missão”, referiu D. José Ornelas, aos jornalistas, no final da 200.ª Assembleia Plenária da CEP, que decorreu em Fátima, de 12 a 15 de abril. O prelado falou de uma “jornada da juventude, para a juventude e de anúncio à juventude”, com atenção às “periferias”, e destacou o convite à participação de todos, numa atitude de “diálogo, abertura, acolhimento”. “É uma tradição das jornadas, de estarem abertas”, precisou.

Em conferência de imprensa, D. José Ornelas revelou ainda que Conferência Episcopal está muito preocupada com o impacto económico da pandemia. “O que temos já é um acréscimo muito grande de pedidos para pagar faturas de água, de luz, alugueres e ainda vai agravar-se com o fim das moratórias. Os contributos das famílias também são menores”, lembrou, lamentando que haja “paróquias que já estão insolventes do ponto de vista da sua administração local”. No comunicado final da Assembleia Plenária, os bispos manifestam também “a sua preocupação pela sustentabilidade das instituições de solidariedade social”.

O Episcopado aprovou uma Nota Pastoral a propósito dos 25 anos da Peregrinação Nacional dos Acólitos, que ocorre a 1 de maio, no Santuário de Fátima. “Os Bispos aproveitam a ocasião para saudar todos os acólitos e acólitas das nossas Dioceses portuguesas e agradecer-lhes o dom do inestimável serviço ao altar da Eucaristia e à comunidade cristã”, refere o comunicado.

foto por Agência Ecclesia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES