Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Nova Voz para Maria em Portugal
<<
1/
>>
Imagem

O mês de maio é sempre especial, sobretudo para nós, portugueses, que tivemos a graça de ser contemplados com a visita de Nossa Senhora nas aparições aos Pastorinhos de Fátima. Por isso, este é um mês em que, normalmente, se dá maior destaque à devoção mariana da oração do Terço, promovem-se momentos de oração comunitária, procissões, peregrinações e outros. 

Este ano, o Papa Francisco convidou o mundo inteiro a rezar de modo especial neste mês, pelo fim da pandemia e pelas suas vítimas. No caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, os jovens foram, também, convidados a unirem-se em oração, e para tal estão disponíveis três modelos de Terço, criados propositadamente para este evento juvenil.

Mas este ano, no dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, e também em vésperas do Dia Mundial das Comunicações Sociais que se comemora no Domingo da Ascensão do Senhor (16 de maio), vai nascer, em Portugal, uma nova voz para Maria. Trata-se de uma nova estação de rádio, a Rádio Maria, que vai ter emissões em Lisboa (102.2 FM), no Porto (100.8 FM) e na internet.  É um projeto que, pessoalmente, conheci há muitos anos atrás, em Itália, o seu lugar de origem, e está presente atualmente em 82 países dos cinco continentes.

Segundo informação disponibilizada na sua página na internet (www.radiomaria.pt), a Rádio Maria afirma-se como um instrumento de Evangelização, e na sua programação procura oferecer oração, evangelização e promoção humana e social através de programas que sejam fonte de crescimento espiritual e humano.

Diariamente, nas suas emissões, vai ser possível rezar e acompanhar a Liturgia das Horas, a celebração da Missa, o Rosário/Terço, catequese e outros programas de desenvolvimento humano, para além das notícias da Igreja e da sociedade. É uma estação que não tem fins lucrativos, vive do voluntariado dos que a fazem e da generosidade dos seus ouvintes que com ela podem contribuir.

Nos tempos que correm, a criação de um novo órgão de comunicação social é sempre um desafio, mas a missão de chegar a todos é sempre ousada. O arranque desta nova estação de rádio vai acontecer às 15h00 do dia 13 de maio, com a transmissão para os mais de 80 países da recitação do Terço Mundial, a partir da Capelinha das Aparições, na Cova da Iria, em Fátima.

Desejamos para este novo projeto bons êxitos e as maiores felicidades e que as ondas hertzianas que transportam esta voz de Maria em Portugal possam transpor todas as montanhas para que se realize a missão.

 

Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES