Lisboa |
JMJ Lisboa 2023
Jovens desafiados a fazer Missão pelos Avós e Idosos
<<
1/
>>
Imagem

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 convidou “cada jovem” a “fazer missão onde quer que esteja”, por ocasião do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, convocado pelo Papa Francisco. Este “grande movimento nacional” pretende “juntar os jovens aos mais idosos”, no fim-de-semana de 24 e 25 de julho. “O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa para que não nos esqueçamos dos avós e de preservar as nossas raízes. Este Dia vai-se assinalar anualmente no quarto Domingo de julho, próximo da festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus. As datas escolhidas para este desafio ‘Faz Missão’ marcam precisamente o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado a 25 de julho de 2021. O convite é, onde quer que estejamos, olhar e cuidar dos avós e dos mais velhos, seguindo precisamente o apelo do Papa Francisco do encontro de gerações”, desafia o COL (Comité Organizador Local) da JMJ Lisboa 2023.

Para “dar visibilidade” a esta iniciativa, é pedido a cada jovem que vista a t-shirt da JMJ. “Concretiza o desafio do Papa Francisco e faz-te próximo dos mais velhos. Telefona aos teus avós, conversa à janela com um vizinho mais velho que se encontre sozinho, vai às compras por um idoso que não tenha a família por perto, colabora com o centro de dia da tua paróquia. As possibilidades são inúmeras: convidamos-te a que, olhando para a realidade em que vives, faças aí diferença”, exemplifica a nota, convidando os jovens a partilhar o momento, através de uma fotografia ou vídeo, nas redes sociais, utilizando os hashtags #Lisboa2023 e #Iamwithyoualways.

 

Informações: www.lisboa2023.org/pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES