Lisboa |
Reabertura da Igreja de São José, nos Olivais Sul
“Como é admirável a vossa morada!”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa presidiu à celebração de reabertura e dedicação do novo altar da Igreja de São José, nos Olivais Sul, considerando que é “admirável” esta “casa de Deus”.

“Neste bairro bonito dos Olivais Sul, temos tantas casas, mais antigas, mais modernas, mas esta é especial: esta foi a primeira, por isso é admirável. Como é admirável a vossa morada! É diferente. Tem paredes como as outras casas, tem teto como as outras casas, mas é admirável não só porque é bela e ainda mais bonita ficou, mas porque aqui acontecem estas coisas admiráveis que são as que Deus nos dirige, na sua Palavra, e nos sinais da presença de Jesus ressuscitado, a que chamamos os sacramentos”, apontou D. Manuel Clemente, na noite do passado dia 8 de outubro.

Após ter estado vários meses em obras, esta igreja reabriu ao culto, com a dedicação do novo altar. “A dedicação do altar é, na nossa liturgia romana, uma das melhores expressões do que ela transmite. Nesta sagração do altar, acabamos por nos dedicar todos nós também ao culto divino, como Jesus Cristo o faz, o permite e nos inclui, para glória de Deus Pai”, recordou o Cardeal-Patriarca, apelando ainda a uma atitude de reconciliação: “A grande oferta que Deus espera de nós é que retribuamos a sua misericórdia sendo misericordiosos uns para os outros”.

As palavras finais de D. Manuel Clemente foram de agradecimento “a todos quantos, de uma maneira mais direta e persistente, colaboraram” com o pároco, padre Bruno Machado, para que “esta Igreja de São José, no ano de São José, retomasse todo o seu brilho inicial – e até o melhorasse, como está agora –, para glória de Deus”.

fotos por Inês Couceiro
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES