Uma semana com... um padre |
Padre José Manuel Sabença: Mais e melhores missionários
<<
1/
>>
Imagem
Foi o primeiro provincial a aceitar o desafio de partilhar o seu dia-a-dia no blogue “Uma semana com… um padre”. O padre José Manuel Sabença, provincial da Congregação dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) espera que no futuro a Igreja tenha “ainda “mais e melhores” missionários”.

As partilhas diárias dividiam-se em três momentos: rotina, actividade e prece ao Espírito Santo. “Deixo uma prece que, em cada dia procurarei dirigir ao Espírito Santo, como prece por ti que me lês e por todos aqueles que, de norte a sul, de Portugal ao estrangeiro, rezam por mim…. para que eu seja: o filho que Deus quer, o padre que a Igreja precisa, o cristão que o mundo reconhece”.

O sábado, 6 de Março, foi dia de retiro no Centro Espírito Santo e Missão, situado na freguesia da Silva (Barcelos): “Paragem e reflexão para mim e para um grupo de pessoas pertencendo ao MOMIP – Movimento Missionários de Professores que a Congregação do Espírito Santo a que eu pertenço, tem vindo a animar e apoiar no seu crescimento espiritual, na sua formação contínua na linha dos valores, na sua inserção na Igreja e no seu envolvimento missionário”. Este foi também o dia para falar do fundador da Congregação do Espírito Santo, Cláudio Francisco Poullart des Places (1679-1703), de origem francesa, na Bretanha. “Se quiseres saber um pouco dele lê o parágrafo seguinte, se não, salta este parágrafo. Mas olha que perdes uma bela oportunidade de conhecer um jovem simpático, inteligente e ao que parece, até bem-parecido”. O cumprimento do convite poderá ser feito em http://umasemanacom.blogspot.com.

No domingo, dia 7 de Março, o retiro continuou com a reflexão a ser feita por António Galvão, um “leigo associado à Missão da Congregação”. Foi também o dia de falar no JSF, “isto é Jovens Sem Fronteiras”, o “movimento juvenil criado pelos Missionários Espiritanos em Portugal já há mais de 25 anos”. A propósito do filme ‘Invictus’, “que se passa na África do Sul no início da governação de Nelson Mandela”, o padre Sabença partilha seis anos de missão “entre o povo zulu nos arredores de Durban”. Leia no blogue “Uma semana com… um padre”.

Segunda-feira, dia 8 de Março, por ser o Dia da Mulher, o padre Sabença quis recordar muitas das mulheres que marcaram a sua vida. Terça foi dia de contactar via e-mail o padre Vítor Silva, “um colega espiritano que está em Taiwan. É o único português da equipa espiritana que está naquele país e que fala o mandarim fluentemente”. Quarta, dia 10, o padre José Manuel recordou um amigo: “Foi há dois meses. Foi no dia 10 de Janeiro que o P. Adélio Torres Neiva morreu. (…) O P. Torres Neiva pelo seu interesse pela História e pelo seu espírito reflexivo e comunicativo, mantinha-nos despertos para as coisas de Deus e para os sinais dos tempos. Foi um homem que, sobretudo através dos seus escritos e conferências, serviu bem a Congregação, a Igreja e até a sociedade, no âmbito da cultura”. Na quinta-feira “e em ano sacerdotal, a Eucaristia foi o primeiro acto do dia”. E a semana chegava ao fim: “Deixo o meu mail sabenca@espirtanos.org para se algum quiser eventualmente continuar este diálogo. Mas devo dizer que foi bom ter feito esta partilha. Ajudou-me … Bem hajam… amanhã quero eucaristizar-vos na missa… para que sejamos ainda “mais e melhor” missionários”.

Comentários e opiniões

“Caríssimo provincial, é bom ler-te com o fogo que metes nas palavras e com o ritmo missionário que imprimes à vida. Vou, dia após dia, acompanhar-te ao longe nesta semana.”

Pe. Tony Neves

 

“Ao ler a sua partilha semanal fico maravilhado com o seu testemunho e espero que as suas palavras sejam alento e força para que eu viva melhor este tempo que falta até á Pascoa. Quero que saiba que rezo sempre por todos os Sacerdotes, mas na " semana com", não me esqueço em particular do que dispõe de um tempo para nós.”

Romão (Gaeiras)

 

“Olá mano realmente eu já sabia que tinha um irmão muito especial mas ao ler o que escreveste fico muito feliz por ser tua irmã e louvo a Deus para que te inspire sempre a escreveres dessa maneira pois ilumina o meu dia e obrigado pelo amor com que falas da família e da terra nossa Penajóia.”

Mena

 

“Que saudades da comunidade da Penajóia, da Tia Mena e da Família Sabença que tão bem nos recebeu no Verão de 2007 na semana missionária. São exemplo de união e acolhimento!”
Inês Santos

 

“Quero dar os meus parabéns, ao Senhor Padre José Manuel Sabença, pelo seu testemunho. Todas as quintas-feiras, da quaresma, o meu grupo do MCC, faz adoração ao SANTISSIMO, durante uma hora, pelos Senhores Padres, uma vez que estamos em ano Sacerdotal.”
Asseiro de Cerveira

 

“É com muita alegria que leio as suas partilhas neste blog. Não é apenas curiosidade de conhecer o padre que escreve, mas a vontade imensa de crescer convosco a cada partilha. Agrada-me sobremaneira a forma como termina, sempre com uma oração.”

Salomé (Gaeiras)

 

Todas as partilhas do José Manuel Sabença

http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Pe.%20José%20Manuel%20Sabença

Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES