Lisboa |
Conferência Episcopal Portuguesa
Igreja presta “toda a colaboração” à comissão independente
<<
1/
>>
Imagem

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) assegurou que vai prestar “toda a colaboração” à Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja Católica, apresentada dia 2 de dezembro. “Da parte da Igreja há este sentido, que só pode ser de toda a colaboração para que sejam apuradas todas as situações e se clarifique e ultrapasse este terrível drama”, referiu o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa, em conferência de imprensa, em Fátima, após a reunião do Conselho Permanente do organismo. A comissão independente vai promover, a 10 de janeiro, uma nova conferência de imprensa, com a presença do coordenador, Pedro Strecht, e dos vários membros. “A comissão está a trabalhar, a afinar processos e metodologias, que irão anunciar”, indicou. Questionado sobre a articulação desta comissão independente com as várias estruturas diocesanas, o padre Manuel Barbosa referiu que “os organismos estão em colaboração, ao dispor para o que for necessário”.

No início de 2022, vai ser anunciado o grupo coordenador nacional, a ser criado a partir das comissões diocesanas, “numa linha de preparar formações, manuais comuns” e “afinar critérios” que já existem.

A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
A ecologia parece um assunto novo. Ampliado pelo actual sobressalto ambiental, o termo e o tema determinam hoje muito da nossa agenda pública.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
De entre os episódios de violência e perseguição contra cristãos, têm vindo em particular evidência nos últimos tempos os ocorridos na Nigéria.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES