Lisboa |
Solenidade da Imaculada Conceição, na Sé de Lisboa
“O sim de Maria deu-nos Cristo a todos”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa convidou os cristãos a darem “Cristo a cada um”. D. Manuel Clemente presidiu à Solenidade da Imaculada Conceição, na Sé Patriarcal de Lisboa.

“Celebrar hoje a Imaculada Conceição de Maria é também tomá-la em correspondência efetiva à graça batismal que recebemos, como Ela correspondeu à pleníssima graça, que a criara sem mancha. E assim diremos que sim a Deus, para contar connosco em todas as fronteiras da vida, para que a ninguém falte o que Deus quer dar através de nós. O sim de Maria deu-nos Cristo a todos, o sim da nossa parte O dará também”, apontou o Cardeal-Patriarca, na celebração do passado dia 8 de dezembro, convidando depois a olhar “para Maria, da Anunciação ao Presépio, do Presépio a Caná, de Caná à Cruz e da Cruz ao Céu”. “Em tudo veremos o que havemos de ser com Ela e o que havemos de ser para os outros, dando Cristo a cada um, desamparado ou aflito que esteja, no corpo ou no espírito”, acrescentou.

Na celebração da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal, D. Manuel Clemente referiu ainda que “Imaculada significa completamente de Deus e para Deus, em coincidência perfeita de vontade e ação, como connosco há de ser”. “Celebrar a Imaculada é comprometermo-nos a nós, em tudo o que importe à purificação da Igreja, para bem dum mundo de que Deus não desiste”, assegurou.

O Cardeal-Patriarca lembrou ainda “São José, a quem o Papa Francisco providencialmente dedicou o ano que hoje se conclui, assinalando uma companhia que nenhum tempo esgota”. “Testemunha e guardião das maravilhas de Deus em Maria, sê-lo-á também das que Deus realizará em nós. Sempre e só por Cristo, como em Maria foi”, terminou.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES