Família |
Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’
A Família à Luz da Palavra de Deus: A Vocação da Família
<<
1/
>>
Imagem

Queridos leitores,

 

Antes de mais, um novo ano repleto de alegria, saúde e paz.

Que Nossa Senhora e o nosso Pai do Céu nos acompanhem durante o ano que agora se inicia.

 

Somos a Nucha, o Gonçalo, o Gonçalinho e a Mariana.

Casámos pela Igreja em 1998 e desde então temos tido a plena consciência da presença de Deus na nossa Vida. Assumimos este compromisso com Deus muito certos de que precisávamos d´Ele no nosso matrimónio. De facto, quase 24 anos depois, foram muitos os desafios, quer a nível familiar quer a nível profissional e hoje temos ainda mais a certeza de que, só Deus, torna tudo possível.

 

Para nós, a prioridade foi sempre a família, nunca descurando a nossa relação pessoal e a nossa vida profissional, mas sempre com a plena consciência de que o mais importante eram sem dúvida os nossos filhos, nós mesmos e a relação entre os quatro. Fizemos tudo juntos, o hóquei em patins, o futebol, o ballet, a viola, o piano, o hip-hop, o contemporâneo, a catequese e tudo o mais… uma lista extensa, mas que hoje recordamos com muito prazer e até, confessamos, já com alguma saudade.

Se foi fácil?? Nem sempre… custou-nos muitas vezes passarmos fins-de semana em pavilhões, ou para trás e para a frente de carro, sabendo que o tempo de descanso era pouco e se avizinhava uma nova semana de trabalho intenso. Mas foi tão importante… sabíamos que era o que Deus esperava e queria que nós fizéssemos, fazíamo-lo e continuamos a fazê-lo, embora hoje de forma muito diferente, por amor e ternura à nossa família.

 

Encaramos sempre o matrimónio como um “dom”, uma vocação do Senhor, como indissolúvel, Deus uniu-nos e nós assumimos esse compromisso com Deus e como um caminho para a Santidade, sempre sentimos que tínhamos responsabilidade na Santidade um do outro. Um caminho por vezes difícil, pois somos pessoas diferentes, com convicções muito próprias e nem sempre foi ou é fácil cedermos aos nosso sentimentos e opiniões e encontrarmos uma solução que seja a mais conveniente para ambos e para a nossa família. Pautamo-nos sempre pelo respeito mútuo, pela enorme amizade que sentimos um pelo outro e pelo amor que nos uniu. Na persecução da santidade envolvemo-nos em várias atividades propostas pela Igreja, pois sempre sentimos que precisávamos de mais do que só a Missa de Domingo. Desde há 20 anos que fazemos parte do Curso de Preparação para o Matrimónio no qual partilhamos e damos o nosso testemunho sobre o que tem sido o casamento para nós e tentamos ajudar outros casais a partilharem esta caminhada de Fé. Comprometemo-nos numa Aliança de Amor e fidelidade com Nossa Senhora “Nada sem Ti, Nada sem Nós” e quisemos muito ter em nossa casa um Santuário - Lar. O Santuário - Lar tornou-se sem dúvida o centro da nossa casa e das nossas vidas. Todos os dias rezamos junto ao Santuário - Lar e é a Ele que recorremos quando queremos agradecer, quando queremos partilhar, quando nos sentimos tristes ou quando queremos pedir alguma graça. É sem dúvida uma presença VIVA na nossa casa, no nosso Lar. Continuamos a nossa Caminhada na Equipas de Casais, na partilha de experiências de vida, de alegrias e de tristezas, de dificuldades e de batalhas vencidas, de oração e de fé, com outras pessoas que nos fazem sentir especiais, nas quais vemos Deus e que são para nós um exemplo a seguir.

 

Entendemos a família como uma comunidade de amor, de carácter sagrado e inviolável em que cada um é respeitado e amado pelo que é e aprende a respeitar e a amar os outros também pelo que são. Entendemos a família, com todas as suas fragilidades, como um pilar essencial na sociedade e como fonte primária de educação do indivíduo para o respeito, para a partilha e para o amor por todos.

 

Esperamos que a Sagrada Família de Nazaré nos sirva de exemplo, nos ilumine e nos permita viver, com Deus, por Deus e para Deus, todas as vicissitudes das nossas vidas.

 

Juntos na Aliança e com Deus!

Nucha e Gonçalo, família Vale Potier Dias
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES