Lisboa |
Maria Manuela de Carvalho
Faleceu a primeira mulher leiga a doutorar-se em Teologia em Portugal
<<
1/
>>
Imagem

Antiga professora na Faculdade de Teologia, Maria Manuela de Carvalho foi a primeira mulher leiga a doutorar-se em Teologia em Portugal e faleceu no passado dia 23 de janeiro, no Hospital de Beja.

“A Professora Doutora Maria Manuela de Carvalho cumpriu, na Faculdade de Teologia, um longo e fecundo ministério de docência. Num universo predominantemente masculino e clerical, foi a primeira mulher leiga a doutorar-se em teologia em Portugal e a lecionar na Faculdade. Foi pioneira ao introduzir, no ensino da Teologia em Portugal, a profunda revisão das questões escatológicas na teologia contemporânea. Foi uma acérrima defensora da integração da Mariologia no plano curricular do Curso de Teologia”, recordou a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, num post no Facebook (www.facebook.com/ucpft), fazendo “memória agradecia da inteira vida cumprida da Professora Doutora Maria Manuela de Carvalho”.

Natural de Barrancos, escreveu uma tese sobre o teólogo suíço Hans Urs Von Baltasar, de quem era conhecida e amiga, foi assistente social e esteve em missão, durante três anos, no Vietnam do Sul, deixando várias obras e artigos escritos. Maria Manuela de Carvalho, foi ainda, durante cerca de um ano, em 2009, colaboradora do Jornal VOZ DA VERDADE, com a rubrica ‘CREIO porque...’.

O funeral teve lugar a 24 de janeiro, na sua terra natal, na vila de Barrancos, e foi presidido pelo Bispo de Beja, D. João Marcos.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES