Lisboa |
Maria Manuela de Carvalho
Faleceu a primeira mulher leiga a doutorar-se em Teologia em Portugal
<<
1/
>>
Imagem

Antiga professora na Faculdade de Teologia, Maria Manuela de Carvalho foi a primeira mulher leiga a doutorar-se em Teologia em Portugal e faleceu no passado dia 23 de janeiro, no Hospital de Beja.

“A Professora Doutora Maria Manuela de Carvalho cumpriu, na Faculdade de Teologia, um longo e fecundo ministério de docência. Num universo predominantemente masculino e clerical, foi a primeira mulher leiga a doutorar-se em teologia em Portugal e a lecionar na Faculdade. Foi pioneira ao introduzir, no ensino da Teologia em Portugal, a profunda revisão das questões escatológicas na teologia contemporânea. Foi uma acérrima defensora da integração da Mariologia no plano curricular do Curso de Teologia”, recordou a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, num post no Facebook (www.facebook.com/ucpft), fazendo “memória agradecia da inteira vida cumprida da Professora Doutora Maria Manuela de Carvalho”.

Natural de Barrancos, escreveu uma tese sobre o teólogo suíço Hans Urs Von Baltasar, de quem era conhecida e amiga, foi assistente social e esteve em missão, durante três anos, no Vietnam do Sul, deixando várias obras e artigos escritos. Maria Manuela de Carvalho, foi ainda, durante cerca de um ano, em 2009, colaboradora do Jornal VOZ DA VERDADE, com a rubrica ‘CREIO porque...’.

O funeral teve lugar a 24 de janeiro, na sua terra natal, na vila de Barrancos, e foi presidido pelo Bispo de Beja, D. João Marcos.

A OPINIÃO DE
José Luís Nunes Martins
Aquilo que somos depende do que fazemos com o que recebemos. A nossa primeira responsabilidade será...
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Dialogar, escutar, discernir: três atitudes a marcar o processo sinodal iniciado em outubro de 2021 com as fases diocesana e nacional.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES