Vocações |
Semana de Oração pelos Consagrados
O Senhor continua a fazer Maravilhas!
<<
1/
>>
Imagem

No rescaldo da Semana de Oração pelos Consagrados (26 de janeiro a 2 de fevereiro), continuamos a dar graças a Deus pelo dom que a Vida Consagrada é para a Igreja e para o mundo.

 

Diz-nos S. João Paulo II na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Vida Consecrata’, que a Vida Consagrada “diz respeito a toda a Igreja. Na verdade, a vida consagrada está colocada mesmo no coração da Igreja, como elemento decisivo para a sua missão, visto que exprime a íntima natureza da vocação cristã e a tensão da Igreja-Esposa para a união com o único Esposo”.

Assim, e para relembrar esta Maravilha a toda a Diocese de Lisboa, durante a semana de oração pelos consagrados, o SAV promoveu a oração do terço todos os dias às 21:30, numa sala do Zoom e com transmissão na página do Facebook do SAV (www.facebook.com/vocacoeslisboa). Nessa oração do terço, que contou sempre com a presença de consagrados e também de leigos, leu-se em cada mistério um excerto dos documentos da Igreja acerca do valor e da especificidade da vocação à Vida Consagrada. Porque ninguém ama o que não conhece, o SAV quis assim trazer ao de cima e dar a conhecer a beleza e a importância desta vocação.

Continuemos a dar graças pelos consagrados e a pedir ao Senhor que continue a chamar trabalhadores para a Sua Messe.

 

Também em plena Semana de Oração pelos Consagrados, o SAV organizou um retiro vocacional para raparigas maiores de 18, nos dias 28 a 30 de janeiro. O retiro aconteceu na Casa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, na Apelação, e estiveram 6 raparigas dos 21 aos 35 anos. Segundo o seu testemunho, elas puderam redescobrir-se como filhas muito amadas de Deus, antes de tudo o mais, e iniciar aqui um caminho sério de discernimento vocacional. Recomendamos assim este grupo que agora nasce à oração de toda a Dioceses, para que estas raparigas possam discernir e acolher a sua vocação para seu bem e bem da Igreja e do mundo.

 

Por fim, damos graças a Deus por mais uma vocação religiosa da nossa Diocese de Lisboa!

No passado dia 23 de janeiro, Domingo da Palavra, a Helena Marta Gaspar, da paróquia de Linda-a-Velha, fez a sua primeira Profissão Religiosa nas Filhas de São Paulo, cujo carisma é anunciar a todos o Evangelho com os instrumentos da comunicação social.

Embora esta profissão dos conselhos evangélicos tenha acontecido na pequena capela da Casa das irmãs, Filhas de São Paulo, tratou-se de uma celebração pública e que diz respeito a toda a Igreja. Tal como no presépio de Belém, a grandeza do que ali aconteceu ultrapassa sobremaneira aquilo que é visível aos nossos olhos.

Esta entrega da Marta, ao acontecer no Domingo da Palavra, relembrou-nos que a Palavra de Deus não nos chega de outra forma a não ser por mediação humana. É pela palavra humana, mas sobretudo pela vida daqueles que imitam o Cordeiro, isto é, que vivem o Evangelho, que nos chega a Palavra de Deus. Primeiro, a Palavra de Deus manifestou-se por meio da vida dos Profetas. Depois, de forma singular, veio até nós pela Virgem Maria que se deixou habitar totalmente pelo Verbo divino. Em Cristo, a Palavra divina fez-se verdadeiramente Humana. E, desde então, é missão da Igreja ser Palavra de Deus encarnada no mundo, para que o mundo creia e cresça para Deus. A vida daquelas e daqueles que professam os conselhos evangélicos é para todos os cristãos, um sinal especial desta sua missão. Vivendo-a radicalmente, a Ir. Marta agora, juntamente com as suas irmãs, é, para todos, sinal de que a Palavra de Deus vem ao nosso encontro, diz-nos quem é Deus e quem somos nós, fala-nos do Seu Amor, abraça-nos, chama-nos e ensina-nos a responder-lhe com generosidade e alegria, como o fizeram tantos e tantas antes de nós.

São as obras e a vida santa dos que vivem anunciam o Evangelho que dão credibilidade à Palavra de Deus. É por vermos vidas transformadas pela caridade evangélica que somos atraídos para escutar essa mesma Palavra e querer que o mesmo aconteça na nossa vida!

Damos graças a Deus pela nossa Ir. Marta, pela sua entrega e pelo dom da sua vocação a anunciar o Evangelho com a vida, segundo o Carisma das Filhas de São Paulo. Damos graças pelo dom que é para a sua congregação, para a Igreja e para o mundo, e pedimos ao Senhor que continue a chamar jovens como a Marta para serem sinais da Palavra de Deus encarnada para todos nós.

 

_____________


POÇO – UM DIA DE RETIRO DE SILÊNCIO AO AR LIVRE

O Poço é um dia de retiro de silêncio para todas as idades e para todos os estados de vida, ao ar livre. O Poço quer ajudar a que cada pessoa coloque a sua vida concreta diante de Deus e diante da Sua Vontade. Precisamos de silêncio para não viver ao acaso, precisamos de silêncio para voltar a ouvir a voz de Jesus que nos indicará o caminho.

Informações: http://vocacoes.patriarcado-lisboa.pt/poco

 

MONTE – UM RETIRO DE SILÊNCIO PARA TODOS (antigo Pit Stop)

O Monte é um retiro de silêncio para todas as idades e para todos os estados de vida. Este retiro quer ajudar a que cada pessoa coloque a sua vida concreta diante de Deus e diante da Sua Vontade. Precisamos de silêncio para não viver ao acaso, precisamos de silêncio para voltar a ouvir a voz de Jesus que nos indicará o caminho. Se queres os caminhos de Jesus sobe ao Monte.

Informações: http://vocacoes.patriarcado-lisboa.pt/monte

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES