Lisboa |
Dia do Consagrado, na Sé de Lisboa
Caminhar com os jovens rumo à JMJ
<<
1/
>>
Imagem

A celebração do Dia do Consagrado (2 de fevereiro) no Patriarcado de Lisboa ficou marcado pelo convite que o Bispo Auxiliar D. Joaquim Mendes deixou aos religiosos e às religiosas, tendo como horizonte a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“O caminho de preparação para a JMJ 2023 é uma oportunidade de partilhar com os jovens os sonhos, a sabedoria e experiência dos anos, caminhando com eles, ajudando a construir um mundo melhor sob impulso sempre novo do Espírito Santo”, desafiou o prelado, na celebração a que presidiu, na Sé de Lisboa. Na presença de consagrados e consagradas de diversas congregações e institutos religiosos presentes na diocese, o Bispo Auxiliar de Lisboa sublinhou o “dom da vida consagrada”. “O primeiro sentimento que gostaria de partilhar convosco é de ação de graças pelo dom da vida consagrada, pelo seu serviço à Igreja, ao Evangelho, ao povo de Deus, em tantas expressões, como a educação, o serviço dos pobres, o acompanhamento das crianças, dos jovens, das famílias, dos idosos, dos doentes, a evangelização…”, lembrou D. Joaquim Mendes, convidando a “um olhar de fé e de esperança sobre o futuro da vida consagrada”.

Nesta celebração do Dia do Consagrado, o Bispo Auxiliar de Lisboa apontou ainda a importância da “fidelidade criativa”. “Que o Espírito Santo nos conceda um olhar lúcido, profundo e evangélico sobre o mundo atual e os seus desafios, sobre as nossas obras e os nossos projetos apostólicos, sobre o nosso futuro, sobre a nossa missão na Igreja e no mundo. Que o Senhor nos conceda a graça de uma fidelidade criativa alicerçada nas nossas raízes, aberta ao discernimento do que o Senhor espera e deseja de nós, hoje”, terminou.

A OPINIÃO DE
José Luís Nunes Martins
Aquilo que somos depende do que fazemos com o que recebemos. A nossa primeira responsabilidade será...
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Dialogar, escutar, discernir: três atitudes a marcar o processo sinodal iniciado em outubro de 2021 com as fases diocesana e nacional.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES