Juventude |
Encontro COP’s e COV’s da Região Ocidental
“Não estamos sozinhos nesta caminhada”
<<
1/
>>
Imagem

“Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros do corpo, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim sucede também em Cristo.” (1 Coríntios 12) foi o mote para o 1.º Encontro de COP’s (Comité Organizador Paroquial) e COV’s (Comité Organizador Vicarial) da Região Ocidental (Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra), que se realizou no dia 5 de fevereiro, sábado, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, e que contou com a presença de mais de 70 participantes, durante a manhã.

Após o último encontro de COP’s e COV’s, organizado pelo COD (Comité Organizador Diocesano) de Lisboa, realizado a 25 de setembro do ano passado, onde, por motivos de pandemia e respetivas restrições, somente os coordenadores COP e COV puderam estar presentes, surgiu a necessidade de se criar encontros em que todas as equipas COP e COV estivessem presentes e se conhecessem. Foi assim que nasceu a ideia de se realizarem encontros por região, onde se conseguisse, com menos participantes, abrir à participação de todos os membros de cada equipa COP e COV, daquelas regiões, envolvidos já na preparação da JMJ.

Durante toda a atividade, tivemos a oportunidade de ter presente e carregar a Cruz do COD, que tem percorrido todas as paróquias da diocese de Lisboa. Partindo da passagem de São Paulo aos Coríntios (1 Coríntios, 12), o encontro teve como tema os Carismas. Caminhando até à Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem, começámos a atividade a reflectir sobre a comparação de comunidade cristã a um corpo, constituído por vários membros, cada um com o seu carisma. E partindo da pergunta: “E tu, que carisma gostarias de ter e achas necessário enquanto membro do COP?”, os jovens partilharam e refletiram em pequenos grupos as suas ideias, experiências paroquiais e carismas. Foi uma partilha muito rica, onde pudemos ver como a variedade é importante para engrandecer todo o corpo, toda a Igreja. Foi também nesta ideia de união, partilha, trabalho em equipa e relação que a atividade prosseguiu com um pequeno quiz sobre as JMJ, onde as equipas competiram para serem as mais sábias e criativas.

E após muita animação, a atividade culminou num momento muito intenso de aprendizagem com D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa. Neste momento, D. Joaquim deixou-nos três ideias fundamentais para trabalharmos neste caminho até às JMJ 2023. A primeira é aproximar os “nossos” jovens e os que estão mais afastados, conduzindo-o a um verdadeiro encontro com Jesus Cristo. O chamamento à vida é um chamamento à comunhão com Deus. E cada um tem dentro de si o desejo de Deus, que pode, por vezes, estar soterrado por outros desejos e experiências traumáticas. A nossa missão é aproximarmo-nos das pessoas, amá-las como elas são, sem julgar e sem preconceitos, oferecer-lhes a nossa amizade e a ajuda que estiver ao nosso alcance. E, só depois, criando relação, uma verdadeira relação de confiança, podemos ir partilhando, criando e fazendo caminho. A segunda é rezar para sabermos olhar com os olhos de Jesus e para sabermos integrar as pessoas como Jesus, numa verdadeira união, tal como um corpo tem vários membros. A terceira passa por sabermos olhar a nossa comunidade e as suas particularidades.

Fica, assim, a aprendizagem, a partilha, o companheirismo, a união, a alegria de estarmos todos juntos e a vontade de repetirmos este encontro em mais ocasiões. Não estamos sozinhos nesta caminhada, somos milhares de jovens, com a mesma vontade, a mesma força e a mesma ambição.

Este foi o primeiro de três encontros regionais. Os próximos serão no dia 19 de fevereiro, Região de Lisboa, 20 de fevereiro, Região do Oeste e 6 de março Região do Oriente.

Caminhemos todos juntos até à JMJ 2023!

 

texto por Branca Encarnação, COV de Cascais

 

“Não se pode ser missionário sem se ser discípulo. Eu não posso ser discípulo se não frequento a escola do mestre, se não me deixo guiar, iluminar e tomar pelo espírito do Senhor.”

D. Joaquim Mendes, 5 de fevereiro de 2022

 

______________


DIA 23

Este mês celebramos o DIA 23 na Paróquia de Alfornelos, Vigararia de Amadora. Estão todos convidados para que juntos possamos estar mais próximos do Senhor nesta Vigília de Oração às 21h30.

 

______________


Peregrinação Cruz COD Vigararia de Cascais

A Cruz do COD chegará dia 23 de fevereiro à Vigararia de Cascais. Estão já a ser preparadas várias atividades, entre elas um peddy-paper, uma via-sacra e um concerto. O mote que nos une nesta peregrinação da Cruz inspira-se em Abraão e na promessa feita por Deus, que o convida a deixar a sua terra e a confiar na Palavra que escutava. A Cruz do COD será assim, durante este mês, o sinal que nos lembra o caminho a trilhar. Ponhamo-nos a caminho, deixando tudo aquilo que nos impede de O seguir, reconhecendo este Dom que nos foi concedido. “Deixa a tua terra e segue-Me!” Dá o teu SIM!

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES