Lisboa |
Comissão Diocesana do Sínodo 2021-2023 faz ponto de situação do caminho sinodal
“Sinto que as comunidades estão a agarrar o desafio”
<<
1/
>>
Imagem

O coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade revela que “a grande maioria das paróquias” do Patriarcado já iniciou o caminho sinodal, o que tem trazido “um dinamismo muito bom na maior parte das comunidades”. Na sequência de cinco encontros (dois online e três presenciais), o cónego Rui Pedro Carvalho apresenta ainda, através do Jornal VOZ DA VERDADE, o novo “modelo de recolha das respostas”.

Após dois encontros online (nos dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro), a Comissão Diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023 organizou três reuniões presenciais (no Santuário do Senhor da Pedra, em Óbidos, a 15 de fevereiro; no auditório da Igreja dos Pastorinhos, em Alverca do Ribatejo, a 16 de fevereiro; e na Igreja de Santo António do Estoril, a 17 de fevereiro). “No online, tivemos cerca de 100 pessoas e presencialmente, nos três encontros, também cerca de 100 pessoas. No total, foram 200 pessoas nestes encontros –  o que é muito bom – e tivemos ainda algumas pessoas que não puderam estar, mas que mandaram mensagem a pedir as informações que iam ser transmitidas”, refere o sacerdote. Durante as reuniões, foram “reforçadas” as datas de entrega das respostas (dia 31 de março), foi feito “o ponto situação da caminhada sinodal nas comunidades” e foi ainda dada “a oportunidade de partilha entre os coordenadores locais, de modo a se entusiasmarem e motivarem mutuamente”, explica o cónego Rui Pedro. “Na partilha houve coisas muito interessantes. Nota-se que há um dinamismo muito bom na maior parte das paróquias. A grande maioria já tinha começado a caminhada sinodal. Há coisas muito interessantes a acontecer nas paróquias que já avançaram. Muitos começaram pela reunião dos conselhos pastorais, e depois cada responsável foi-se reunindo com os seus grupos e foram procurando também que cada membro fosse alargando estas reuniões com outras experiências. Houve algumas experiências muito interessantes, em que conseguiram reunir até com pessoas da periferia, algumas paróquias começaram também a reunir-se com as entidades civis, juntas de freguesia, clubes. Esta questão do caminhar em conjunto não só na comunidade cristã, mas também com a sociedade civil, é algo que está a ficar. É uma coisa que se está a entranhar. Em geral, sinto que as comunidades estão a agarrar o desafio”, considera o coordenador diocesano, destacando a importância “do método do discernimento espiritual”. “Está a ajudar muito a perceber que o protagonista disto tudo é o Espírito Santo”, observa.

Recorde-se que a Assembleia Diocesana Pré-Sinodal está prevista decorrer a 14 de maio.


Recolha das respostas

Durante os encontros, a Comissão Diocesana do Sínodo 2021-2023 apresentou o modelo de recolha das respostas. “A nossa ideia é que em vez de nos enviarem duas folhas A4, era bom saber quem fez a reflexão. Enviámos esta semana, por e-mail, um questionário para serem apresentadas as sínteses, a ser preenchido pelos coordenadores locais, que tem uma primeira parte com o contexto da realidade eclesial, depois uma segunda parte sobre as temáticas abordadas e finalmente uma última parte, mais aberta, que tem a ver com as duas perguntas gerais: ‘Como estamos a caminhar em conjunto?’ e ‘Que passos o Espírito Santo nos convida a dar?’. No fundo, uniformizámos os relatórios para fazermos um trabalho mais fidedigno, mais transparente”, salienta o cónego Rui Pedro, pedindo que “as paróquias que já enviaram os relatórios possam completar a informação com este questionário”.

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES