Juventude |
Paróquia de Monte Abraão
Missão Viver a Páscoa
<<
1/
>>
Imagem

O que é afinal viver a Páscoa? Estarão os jovens interessados numa experiência intensiva da semana mais importante da Igreja? Diversão e religião podem estar associadas? A “Missão Viver a Páscoa” surge para responder a todas estas questões.

No ano de 2015, o Pe. Abel, pároco de Monte Abraão, lançou a um grupo de jovens o desafio de, durante a Semana Santa, abandonarem o conforto das suas casas e acantonarem na igreja. O pequeno grupo de cerca de 10 jovens disse o seu “sim” e embarcou nesta aventura. Desde aí, a “Missão Viver a Páscoa” foi organizada com cada vez mais jovens, à exceção dos anos de 2020 e 2021 devido à situação pandémica, para celebrar a Semana Santa.

Nos anos anteriores a 2015 a afluência de jovens às celebrações do Tríduo Pascal era mínima, tornava-se urgente reverter esta situação e envolver a comunidade juvenil. Com a “Missão Viver a Páscoa”, houve uma reviravolta de 180 graus. Os jovens que participam na Missão não só vão às celebrações como assumem um papel de destaque. A missa de lava-pés é um exemplo perfeito disso mesmo, os jovens são responsáveis por preparar a igreja para esse momento e os pés de muitos deles são lavados pelo pároco. Esta envolvência na preparação das celebrações traz um sentido especial às mesmas e faz-nos sentir mais perto de Jesus no caminho até ao calvário, pois, assim como Ele, também nós caminhamos juntos carregando a nossa cruz, bancos, mesas, pás, vassouras e outros objetos associados à arrumação da igreja e à lida doméstica.

Mas nem só de limpezas vive o homem, por isso a “Missão Viver a Páscoa”, assim como diz o nome, envolve também missão. Entre missão de rua, visitas a lares ou outras instituições os jovens saem à rua e fazem-se presentes na vida do próximo.

A última vertente da Missão são as catequeses. Com a ajuda de vários convidados os temas mais inquietantes da atualidade são postos em cima da mesa e debatidos.

E agora? Como voltar ao ritmo da Missão? Aqui está uma pergunta a que nem eu sei responder. Depois de dois anos de pausa, o regresso era muito esperado, mas também muito temido.
Com o aparecimento do nosso “amigo” covid, a paróquia tem voltado à realidade antiga, aos maus velhos tempos de 2015, com pouquíssimos jovens, mesmo sem ser na Semana Santa. Estaremos nós a tornar-nos em cristãos de sofá e não de chuteiras calçadas como temia o nosso querido Papa Xico? Penso que a Missão volta na altura certa e com o mesmo propósito do primeiro ano: trazer os jovens para junto do Pai e das obras corajosas do Seu filho, Jesus.
E querem saber a melhor? Num ano ainda assombrado pela incerteza da pandemia, de missas sem jovens e atividades quase às moscas, os jovens uniram-se e inscreveram-se em massa na “Missão Viver a Páscoa”! Talvez estejam cansados de séries e jogos, talvez… Talvez estejamos todos sedentos de Cristo e de celebrarmos a Sua vida, o Seu sacrifício e a Sua ressurreição junta.

A Missão regressa este ano com o tema “Qual o meu papel na Igreja? Qual o meu papel na Comunidade?” e com uma certeza, a de querermos voltar a viver a Páscoa em comunidade!

O meu coração foi um dos muitos que já foram tocados por Cristo na Missão e digo-vos, nada volta a ser igual. A Semana Santa passou a ser o ponto alto do meu ano. É preciso que mais jovens possam experienciar estes dias desta forma. É preciso dar espaço aos jovens para rezarem no Jardim das Oliveiras, para acompanharem Jesus até à cruz, para chorarem com a sua morte, para se inquietarem com a espera e para celebrarem a ressurreição.

Boa Semana Santa e não se esqueçam: Vivam a Páscoa intensa e apaixonadamente!

texto por Sara Correia

 

______________________ 

 

DIA 23

No próximo dia 23, os jovens da Vigararia de Oeiras convidam-te a mergulhar na passagem da Cruz COD Lisboa para a Vigararia de Sintra, com o tema “Jovens da Atualidade”. Será um sábado para abordar temas como Ciência, Guerra e Conversão, com oradores reconhecidos pela sua vasta experiência nos temas propostos. 

Junta-te a nós neste caminho! Esperamos por ti, às 9h30 no Santuário de Nossa Senhora da Rocha! Segue Maria com o teu sim!

 

______________________


Peregrinação Cruz COD

A Cruz do COD chega a Sintra, no dia 23 de Abril! Em todas as paróquias irão acontecer várias atividades: momentos de oração, concertos, atividades lúdicas e sessões testemunhais!!
A Cruz estará connosco durante o mês de Maio, mês de Maria! Juntemo-nos à Mãe do Céu e nossa mãe em torno deste acolhimento da Cruz e de Jesus!! Queremos que seja um caminho de fé e de união vicarial e diocesana, que fortaleça o nosso SIM na preparação da JMJ2023.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES