Lisboa |
Até dia 5 de junho
Páscoa em Alenquer trouxe as Festas do Império do Divino Espírito Santo
<<
1/
>>
Imagem

As Festas do Império do Divino Espírito Santo regressaram a Alenquer no Domingo de Páscoa, 17 de abril, durante a Missa solene com entronização das insígnias do Espírito Santo, na Igreja de São Francisco, em Alenquer.

Após dois anos de celebrações condicionadas pela pandemia, “a população volta a poder vivenciar na íntegra esta tradição secular, que partiu de Alenquer e atualmente é celebrada em diversos pontos do globo, tendo sido inclusivamente candidata a uma das maravilhas do património imaterial nacional, em 2019”, assinala o município, em comunicado. As festas do Espírito Santo vão agora prolongar-se durante cerca de dois meses, até dia 5 de junho. “Às iniciativas de cariz mais religioso, como missas e procissões, somam-se outras atividades, tais como visitas guiadas, rotas turísticas, concertos, teatros, exposições ou tertúlias, espalhadas um pouco por todo o concelho”, revela a nota, destacando que “o ponto alto está reservado para o fim de semana de 3 a 5 de junho, com a Festa da Luz, o Bodo típico terceirense ou a Feira do Pão”. “Tudo isto, envolto num ambiente único, com tetos e tapetes floridos a enfeitar as ruas, contribuindo para uma experiência inesquecível”, frisa o comunicado.

Para o vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro da Cultura, as Festas do Império do Divino Espírito Santo são uma oportunidade para esta terra. “Tencionamos reforçar o facto de estas serem uma das festas mais antigas do nosso país, que cumpriram 700 anos em 2021, e também estreitar os laços com diferentes comunidades, no continente e nas ilhas, tornando-as numas festas de índole nacional, aproveitando também a capacidade aglutinadora da vontade das pessoas da terra e de termos comunidades a trabalhar em conjunto em prol de um projeto que visa sobretudo dignificar a pessoa humana”, refere Rui Costa. Recorde-se que o município de Alenquer, juntamente com os de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, está a trabalhar no sentido de preparar uma candidatura destas festas a património mundial imaterial da UNESCO.

Informações: https://alenquerterradoespiritosanto.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES