Lisboa |
Encontro Nacional Cáritas, em Fátima
Cáritas Paroquiais dão-se a conhecer
<<
1/
>>
Imagem

As Cáritas Paroquiais de todo o país estiveram reunidas, pela primeira vez, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, no passado dia 21 de maio, e partilharam experiências da sua missão nas comunidades.

O encontro inédito, que reuniu cerca de 250 pessoas, contou com a presença de D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, da presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e a participação de diversas Cáritas Diocesanas, incluindo a de Lisboa, com elementos das direções e colaboradores. “O encontro abordou temas que vão desde a identidade-missão à organização de cada Cáritas Paroquial, e apontou dificuldades, nomeadamente a falta de compromisso, de responsabilidade, de voluntários, nomeadamente de jovens, e insistiu na importância de um trabalho em rede, na comunicação com os párocos, com os grupos paroquiais e até na existência de alguém que, como facilitador, possa mediar, na paróquia, relações menos fáceis”, salientou a Cáritas de Lisboa, num post na rede social Facebook (www.facebook.com/caritaslisboa). A publicação dá ainda conta de que “o encontro foi muito positivo e promete voltar a acontecer com maior regularidade e participação”.

Durante o encontro em Fátima, que teve como tema ‘Uma rede de apoio mútuo aos mais frágeis’, a Cáritas Diocesana de Lisboa apresentou um vídeo, de cerca de dez minutos, com testemunhos do presidente da instituição, Luís Macieira Fragoso, da coordenadora-geral da CDL, Ana Catarina Calado, mas também de diversas Cáritas Paroquiais existentes no Patriarcado de Lisboa.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES