Lisboa |
Livro ‘O catolicismo, Portugal e a Europa | Uma relação criativa’
A ligação entre “cultura e religião”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa considerou que o diálogo cultural é uma componente “essencial” da ação católica e destacou a influência da mensagem cristã no mundo.

Na apresentação do livro ‘O catolicismo, Portugal e a Europa | Uma relação criativa’, que reúne textos da sua autoria e foi coordenado por Manuel Braga da Cruz, D. Manuel Clemente destacou a “ligação entre cultura, religião e movimentos missionários” na construção da Europa. “A cultura é o que faz com que possamos dizer ‘nós’. A cultura é sempre um exercício coletivo”, referiu, na sessão de apresentação da obra, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no dia 31 de maio. O Cardeal-Patriarca sublinhou ainda a influência da mensagem cristã no mundo. “Quando olhamos para estes dois mil anos reparamos nisto mesmo: o influxo que a mensagem cristã teve nos mais diversos domínios – da sociedade, da cultura, do direito, das relações humanas. Por isso, essa relação criativa de cristianismo, como continua a ser uma originalidade que não passa, está disponível hoje, como está em tantas iniciativas protagonizadas por mulheres e homens cristãos por essa Europa fora e no nosso país”, concluiu.

foto por Agência Ecclesia
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES