Papa |
Roma
“Por favor, não se usem os cereais como arma de guerra”
<<
1/
>>
Imagem

O Papa Francisco insistiu no apelo a um esforço para garantir o “direito universal à alimentação” e pediu a reconciliação dos “corações onde abunda violência e vingança”. Foi anunciada a visita do Papa ao Cazaquistão, que falou ainda do Dia Mundial das Comunicações Sociais e lamentou a morte do cardeal Sodano.

 

1. O Papa mostra-se muito preocupado com o bloqueio à exportação de cereais por causa da guerra na Ucrânia. No final da audiência-geral de quarta-feira, 1 de junho, Francisco voltou a insistir no apelo a um esforço para resolver os problemas e garantir o direito universal à alimentação, afirmando que “desperta grande preocupação o bloqueio à exportação de cereais da Ucrânia, de que depende a vida de milhões de pessoas. Especialmente dos países mais pobres”. “Renovo um premente apelo para que faça um esforço para resolver tais questões e para garantir o direito humano universal à alimentação. Por favor, não se usem os cereais, alimento de base, como arma de guerra”, pediu, na Praça de São Pedro, a propósito do bloqueio da Rússia às exportações de cereais nos portos do Mar negro e de Azov, que provocou um aumento dos preços à escala mundial.

Antes, e quando se dirigia aos fiéis de língua portuguesa, o Papa já tinha insistido na súplica pela paz, quando invocou a oração do Rosário pela paz, na véspera, que o ligou a vários santuários internacionais, incluindo Fátima. “Ontem, no encerramento do mês de maio, elevámos a Nossa Senhora, Mãe de Jesus, a nossa insistente súplica pela paz. Permaneçamos unidos a Ela, à espera de um novo Pentecostes, pedindo que o dom do Espírito Santo nos faça descobrir sendas de diálogo e unidade”, convidou Francisco.

Durante o encontro público semanal, o Papa voltou a criticar a cultura do descarte e a marginalização dos idosos. “Tais crueldades também acontecem nas famílias. Isto é grave, mas sucede. Os idosos são descartados, abandonados nas casas de repouso, sem que os filhos os vão visitar, ou se vão, vão muito poucas vezes ao ano. Os idosos são colocados ao canto da existência. E isto sucede hoje, sucede nas famílias, sucede sempre. Devemos refletir sobre isto”, alertou.

 

2.O Papa Francisco voltou a rezar publicamente pela paz no mundo, em ligação a Fátima e a outros santuários marianos, com especial destaque pelo fim da guerra na Ucrânia. No dia 31 de maio, o Santo Padre esteve na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, a rezar o terço junto à Imagem de Maria Rainha da Paz, e pediu a Nossa Senhora que ilumine a Humanidade com o “dom da paz” e que “cesse depressa a guerra”, apelando à “reconciliação dos corações onde abunda a violência e a vingança”.

No final da recitação do terço, cumprindo uma tradição romana de deixar uma intenção particular aos pés da Imagem da Rainha da Paz, o Papa pediu a um jovem para colocar um pequeno bilhete manuscrito onde se pode ler: “Mãe, por favor, peço-te pela santidade do clero”.

 

3. O Vaticano confirmou, a 31 de maio, que está a preparar uma viagem do Papa ao Cazaquistão para participar no 7.º Congresso Mundial de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, nos dias 14 e 15 de setembro. É o que revela um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, por ocasião dos 30 anos do estabelecimento de relações diplomáticas com a República do Cazaquistão, país em que os católicos representam 1% da população. “O Cazaquistão acolhe com satisfação a decisão do Papa Francisco de assistir ao 7.º Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais, que se celebra em NurSultan, em setembro de 2022, como ficou estabelecido durante as conversas ao mais alto nível entre o Presidente Kassym-Jomart Tokayev e o Papa, no passado dia 11 de abril de 2022”, refere a nota.

A agenda internacional do Papa para os próximos meses inclui, ainda, uma viagem à República Democrática do Congo, de 2 a 5 de julho, e ao Sudão do Sul, a 7 de julho. Além disso, Francisco vai visitar o Canadá, de 24 a 30 de julho, para pedir perdão aos povos indígenas pela cumplicidade da Igreja Católica no sistema de assimilação forçada da cultura europeia durante o século XIX.

 

4. O Papa não esqueceu o Dia Mundial das Comunicações Sociais. “Saber ouvir, além de ser o primeiro gesto de caridade, é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação. Saber escutar. Deixar os outros digam tudo, não os cortar a meio, saber ouvir, com os ouvidos e com o coração”, salientou, durante o Regina Coeli de Domingo, 29 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, deixando ainda votos de que “todos cresçam nesta capacidade de ouvir com o coração”, o tema que escolheu para 2022.

No final, o Papa Francisco convocou, para 27 de agosto, um Consistório para a criação de 21 novos cardeais (16 cardeais eleitores num futuro Conclave e mais cinco sem direito de voto por terem mais de 80 anos). Na lista dos purpurados que passam a integrar o colégio cardinalício com direito a voto, há quatro de língua portuguesa: um da Índia, outro de Timor e dois brasileiros.

 

5. O Papa Francisco mandou uma mensagem de condolências à irmã do cardeal Angelo Sodano, antigo secretário de Estado do Vaticano, que faleceu aos 94 anos, onde recorda o longo serviço prestado à Santa Sé. “Foi um pastor que viveu a sua missão com dedicação e disciplina. Também eu pude aproveitar seus dons de inteligência e coração, especialmente durante o tempo em que exerceu a função de decano do colégio cardinalício”, começa por referir, no telegrama a Maria Sodano. “A morte do cardeal Angelo Sodano desperta na minha alma sentimentos de gratidão ao Senhor pelo dom deste estimado homem da Igreja, que viveu com generosidade o seu sacerdócio”, escreveu Francisco na mensagem, na qual destaca as “importantes responsabilidades” dentro da diplomacia vaticana, incluindo o de Secretário de Estado do Vaticano, entre 1991 e 2006, bem como o “zelo” com que promoveu “diálogo e reconciliação” nas representações pontifícias do Equador, Uruguai e Chile.

O cardeal Angelo Sodano morreu na noite de 27 de maio, no Hospital Columbus-Gemelli, em Roma, onde foi internado por pneumonia devido à covid-19. Visitou o Santuário de Fátima por diversas vezes e foi a voz que deu a conhecer a terceira parte do Segredo de Fátima.

Aura Miguel, jornalista da Renascença, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES