Pela sua Saúde |
Boletim médico #3
Porquê deixar de fumar?
<<
1/
>>
Imagem

O Dia Mundial Sem Tabaco é assinalado, anualmente, no último dia de maio, contudo nunca é demais reforçar as mensagens e os objetivos inerentes à data para alertar e sensibilizar a população para os malefícios do consumo de tabaco.

O tabagismo é considerado uma dependência física e psicológica da nicotina, sendo que o fumo do tabaco é constituído também por outras substâncias como monóxido de carbono, alcatrão, inseticidas, fungicidas, fertilizantes, chumbo, benzeno, metanol, entre outras. Dos mais de 7000 químicos presentes em cada cigarro, cerca de 70 foram classificados como cancerígenos. Por este motivo, o tabaco é considerado o principal fator de risco modificável para doenças com elevada mortalidade, com destaque para o cancro (pulmão, boca, esófago, estômago, fígado, pâncreas, bexiga, cólon, colo do útero, entre outras), doenças cerebrais e cardiovasculares, doenças respiratórias crónicas e diabetes. 

Todos os anos morrem cerca de 7 milhões de pessoas devido ao consumo do tabaco, não só na sua forma ativa, mas também, e não menos importante, nas suas formas passiva e ocasional. Sabia que mais de 85% do fumo do tabaco é libertado na atmosfera? A exposição ambiental às substâncias nocivas do tabaco, seja em espaços abertos ou fechados, aumenta substancialmente o risco de morte prematura tanto em adultos como em crianças.

Porquê deixar de fumar? Bem, se o risco de cancro do pulmão não assusta, pense nos seus familiares ou até naquele amigo que, sem nunca ter fumado ativamente um cigarro, pode desenvolver uma doença grave e potencialmente fatal devido ao fumo do seu cigarro. Mesmo nas pessoas que já possuem diagnóstico de cancro do pulmão, há benefícios na cessação tabágica. Entre 1 a 9 meses após a suspensão deste hábito verifica-se melhoria na função pulmonar, da tosse, da fadiga e até da falta de ar.

Se o seu desejo é deixar de fumar não adie mais e procure uma consulta de cessação tabágica onde, através de uma equipa multidisciplinar e de um acompanhamento individualizado, pode obter ajuda a vários níveis, desde a farmacoterapia à psicoterapia. Tudo para que o seu caminho na direção de uma vida mais saudável tenha o maior sucesso possível.

Por fim, deixo um alerta aos fumadores de longa duração e ex-fumadores com mais de 50 anos: a deteção precoce é fundamental! Por isso mesmo, a CUF tem vindo a reforçar o seu Programa de Deteção Precoce de Cancro do Pulmão que contempla também a orientação para cessação tabágica.

Procure ajuda antes que seja tarde demais!

 

João Dias

Especialista em Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Viseu - Consulta de Cessação Tabágica

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES